TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plástico Biodegradável

Dissertações: Plástico Biodegradável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 9

Benefícios do Plástico Biodegradável

RESUMO

Este artigo refere-se à implantação do plástico biodegradável nas empresas e comércios em geral e, tem como objetivo divulgar a matéria prima derivada da cana de açúcar que possui redução no tempo de decomposição, sendo este, seu maior diferencial entre as demais matérias primas. Serão abordados os principais benefícios para o meio ambiente, seus valores econômicos frente ao mercado e avanços sociais que cercam o plástico biodegradável. Por se tratar de um tema atual, a pesquisa bibliográfica foi retirada de jornais e meios eletrônicos.

Palavras chaves: Plástico Biodegradável, Benefícios e Sustentabilidade.

ABSTRACT

This article refers to the introduction of biodegradable plastic in business and commerce in general, and aims to disseminate the raw material derived from sugar cane that has a reduction in the time of decomposition, this being his greatest differential among the other raw materials. It will examine the main benefits for the environment, their economic value against the market and social developments surrounding the biodegradable plastic. Because it is a current theme, the literature was taken from newspapers and electronic media.

Keywords: Biodegradable Plastic, Benefits and Sustainability.

INTRODUÇÃO

No século XXI os questionamentos sobre a utilização do Plástico tornam-se constante. A poluição que este produz ao meio ambiente faz com que sejam discutidos seus meios de utilização e as formas que é feito seu descarte pela população. Em poucas décadas e o uso constante do plástico, fez sua presença ser notada em todos os lugares do planeta. Pesquisas comprovam que o tempo de decomposição do Plástico pode variar de 150 a 400 anos dependendo do produto (sacolas ou embalagens) e as condições ambientais. Mas o fato é que a situação preocupa a todos e vem gerando polemicas e discussões sobre nova fonte de recursos renováveis e biodegradáveis para agredir com menor intensidade o planeta. Foi através de pesquisas em diversas empresas, faculdades e principalmente, pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em 1992, que se obtive informações sobre novas matérias primas e métodos de produção, para o surgimento do Plástico Biodegradável. Sua produção se inicia com a fermentação e destilação da cana de açúcar que após esse processo é desidratado e polimerizado a 300°C e moído em grânulos, onde é vendido para as indústrias de transformações. Sua decomposição em condições favoráveis ocorre em 120 dias liberando apenas gás carbônico e água não toxica no meio ambiente.

A Braskem em 2010 fez história ao colocar em operação a primeira planta de Plástico verde de fonte 100% renovável, ao inaugurar a primeira planta industrial de Eteno Verde assumindo a liderança mundial na produção de biopolímeros.

Para isso investiu cerca de R$ 500 milhões nesta planta industrial que produz anualmente 200 mil toneladas de polietileno de etanol de cana-de-açúcar. Localizada em Triunfo, Rio Grande do Sul, a planta será base para a produção de uma gama variada de grades de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) de baixo custo para atender a crescente demanda por produtos cada vez mais sustentáveis.

Empresas dos mais variados segmentos da indústria e de diversas partes do mundo fecharam contrato para utilizar o polietileno verde em seus produtos possuindo propriedades idênticas às do polietileno de origem fóssil (petróleo), ele possui a mesma versatilidade em suas aplicações.

OBJETIVOS

Através de linguagem clara e simplificada, esta pesquisa tem por objetivo, disseminar a informação sobre os benefícios causados à sociedade e ao meio ambiente como o uso do plástico biodegradável e que, com esse conhecimento, pessoas de todas as idades passem a tratar, de forma diferenciada, sua compra e seu descarte, a fim de reduzir o impacto ambiental.

MATERIAIS E MÉTODOS

A pesquisa exploratória possibilitou identificar o grau de interesse das pessoas em proteger o meio ambiente e seu nível de conhecimento perante o assunto. Após ser definido o problema a ser abordado foi selecionado aleatoriamente quinhentas pessoas de ambos os sexos com diversos níveis escolares, sociais e alguns moradores da região do Grande ABC. A aplicação da pesquisa foi na Universidade do Grande ABC, em supermercados, entre amigos e familiares, com pessoas na faixa etária de 18 a 50 anos de idade do Estado de São Paulo. O questionamento investigado referendou a aceitação pública de uma nova embalagem no mercado, produzida com matéria prima oriunda da cana-de-açúcar e, que, após seu descarte na natureza, transforma-se em composto orgânico. Porém, comparado ao plástico comum, apresentada um acréscimo de 10 a 30% em seu valor de mercado.

RESULTADOS

Os resultados encontrados através da pesquisa de campo foram os seguintes:

 27% dos entrevistados disseram que não comprariam um produto com seu valor acima do mercado, pois acreditam que o problema ambiental está muito além de sua lenta degradação, culpando assim, a educação social. Outros com a mesma opinião limitaram-se em dizer que não comprariam um produto mais caro.

 73% dos entrevistados disseram que comprariam um produto com embalagem biodegradável, pois acreditam que, com pequenas mudanças pode-se diminuir o impacto que o plástico comum causa no ecossistema, uma vez que este demora até quatrocentos anos para se decompor.

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Representação Gráfica

Os resultados encontrados através de Pesquisas realizadas com empresas se deram:

Foram realizadas na região do Grande ABC com quinze pessoas de ambos os sexos, que conhecem a política da empresa entre 20 a 30 anos, escolhidos aleatoriamente dentro da Universidade do Grande ABC.

Após a seleção dos candidatos, foi perguntado se haveria aceitação por parte da empresa sobre uma nova embalagem no mercado produzida com matéria prima proveniente da cana de açúcar que após seu descarte transforma em composto orgânico, agregando em seu valor um acréscimo de 10% a 30% comparado ao plástico comum para ajudar a diminuir o impacto que o plástico causa nas grandes cidades e os resultados foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com