TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE,ATIVO,PASSIVLO E PL

Exames: CONTABILIDADE,ATIVO,PASSIVLO E PL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

Os conceitos básicos da contabilidade são indispensáveis para o desenvolvimento e entendimento da área contábil.

O contexto rediz as principais funcionalidades da contabilidade e consequentemente seus enfoques principais: Ativo,Passivo,Goodwill,Receitas,Despesas,Perdas e Ganhos e Patrimônio Liquido

Ativos

São os bens e direitos que a empresa tem num determinado momento, tais como:

- Caixa: valores monetários existentes, como, por exemplo dinheiro, cheques, ticket, saldo em conta corrente bancária, ou aplicação financeira.

- Duplicatas a Receber: duplicatas que a empresa tem a receber, decorrentes das suas vendas a prazo.

- Estoques: mercadorias/produtos destinados à venda, pelo custo de aquisição.

- Imobilizado: ativos fixos que a empresa utiliza para a realização de suas atividades, menos o valor da depreciação.

Ativo Circulante:

Neste grupo entram o dinheiro (item mais líquido de todos) e os itens que são transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos no curto prazo, como estoques, aplicações, duplicatas a receber, investimentos temporários entre outros.

Ativo Realizável a Longo Prazo:

Os ativos deste grupo transformam-se em dinheiro com menor velocidade que o Circulante. Alguns exemplos de ativo realizável a longo prazo são empréstimos concedidos a acionistas, diretores, coligadas etc. Os indicadores são parecidos com os do circulante, entretanto a realização se dará apenas num prazo superior ao do exercício social, ou seja, dali a mais de um ano.

Ativo Permanente:

No Permanente se encontram certos investimentos e itens utilizados por muito tempo pela empresa e de lenta reposição. Por exemplo, fazem parte do ativo permanente os prédios, móveis, veículos, máquinas, equipamentos e similares da empresa.

O Permanente se divide em três grupos:

1) Investimentos:são participações em outras sociedades, que não se destinam à venda. Neste subgrupo entram ainda os investimentos em aplicações permanentes sem vínculo com a atividade-fim da empresa, como obras de arte, terrenos etc.

2) Imobilizado:aqui se encontram aplicações relacionadas à atividade operacional da companhia, como marcas e patentes, veículos, equipamentos, imóvel (onde a empresa está localizada) etc.

3) Diferido:neste subgrupo se incluem despesas e aplicações de recursos realizadas em um exercício que afetarão (um ou mais) exercícios futuros. Como exemplo de ativo diferido pode-se citar gastos pré-operacionais para constituição da sociedade, despesas com pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, entre outras.

Passivos

São as dívidas que a empresa tem num determinado momento, tais como:

- Empréstimos: valores que a empresa está devendo para as instituições financeiras, como, por exemplo empréstimos, ou financiamentos.

- Duplicatas a Pagar: valores das duplicatas que a empresa está devendo, decorrente da aquisição de mercadorias/produtos a prazo.

- Contas a Pagar: valores que a empresa está devendo, sejam impostos sobre as vendas, salários/encargos, etc.

Passivo Circulante:

Neste grupo se encontram as obrigações da empresa que são pagas dentro de um ano, como por exemplo contas a pagar, salários, impostos, dívidas com fornecedores de matéria prima, financiamentos com prazo de até um ano etc.

Exigível a Longo Prazo:

Aqui são expostas as dívidas da companhia com vencimento superior a um ano, tais como títulos a pagar, financiamentos de longo prazo, fornecedores etc.

Receita

Receitas são todos os recursos provenientes da venda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com