TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pma Logistica 4 Semestre

Casos: Pma Logistica 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 7

Informações Gerais:

1) Qual o nome fantasia da empresa?

Grupo Ettori

2) Qual é o ramo de atividade, o segmento e o mercado em que a empresa atua?

A empresa atua no ramo soluções logisticas

3) Quais sãos os produtos comercializados e/ou produzidos?

A empresa não tem produção de produtos nem a comercialização, a mesma oferece somente serviços, são eles: importação, exportação, drawback, frete internacional, transporte e armazenagem.

5) Qual é o público alvo?

Pessoas física ou jurídica buscam opções para o transporte nacional e internacional, e armazenagem de produtos com qualidade.

Administração de Materiais

1) Qual a importância da Administração de Materiais para a empresa? Explique.

A Administração de Material é de grande importância no atendimento das atividades fins da empresa, pois contribui diretamente no custo final e no gerenciamento financeiro, envolvendo um amplo campo de relações interdependentes materiais e financeiras que necessitam ser bem administradas para a redução de custos e melhor aproveitamento.

Dentro da empresa analisada por oferecer serviços e não produtos, o uso da administração de materiais é feita através de:

Gerenciamento dos Recursos Patrimoniais como Equipamentos, instalações, prédios, veículos, etc;

Compras: administração rigorosa do que é comprado para o dia-a-dia da empresa no atendimento ao cliente exemplos: produtos de manutenção, combustíveis (este somente comprado através de convênios firmados com postos de combustíveis). Levando em consideração sempre a necessidade da compra, quantidade e buscando sempre os melhores preços.

2) Como está organizada na empresa a operação COMPRAS? Como esta operação se relaciona com as demais?

Sendo de extrema importância na empresa o setor de compras tem a finalidade de suprir as necessidades da empresa para que o desempenho na realização dos serviços oferecidos seja de total excelência. A operação da compra é planejada de acordo com a necessidade da empresa para que não seja feita em excesso a quantidade comprada deve ser correta. Para que a compra seja realizada é necessário que haja previamente uma cotação com fornecedores a fim de analisar os melhores preços, a quantidade comprada sempre deve seguir a real necessidade de consumo para o mês,

3) Existem sistemas para controle de estoque? Defina-os

A empresa estudada não possui estoques de materiais, pois a mesma oferece serviços e não produtos.

4) De que forma o departamento de compras influi no lucro da empresa?

O departamento de compras influi diretamente no lucro da empresa, apesar da mesma não oferecer produtos e sim serviços, a compra de materiais para o desempenho das atividades oferecidas devem ser sempre muito criteriosas, pois assim a realização dos serviços tornam-se mais competitivos financeiramente e mais eficientes.

Exemplo:

A compra de combustíveis em postos confiáveis e com melhor preço resulta no oferecimento de transporte mais competitivo em relação preços e na redução significativa na manutenção de veículos.

Operações de terminais e armazéns

1) Quais os fatores de importância para a definição do local de implantação das empresas?

Para a definição do local da empresa foi levado em consideração o rápido acesso ao aeroporto de Viracopos o que facilita o transporte aéreo tanto internacional quanto nacional, ainda sendo de fácil a acesso para a capital e também para as principais vias que levam para fora do Estado. As demais filiais da empresa também seguem este mesmo padrão para a escolha de seus locais de implantação.

2) Sua empresa utiliza a intermodalidade? Por quê? Você já estudou hipóteses de transporte alternativo, de maior rapidez e flexibilidade?

Sim a empresa utiliza a intermodalidade por oferecer transporte aéreo, marítimo (para o transporte internacional), transporte terrestre, com isso não há a necessidade de transporte alternativo.

3) Que tipo de informação é utilizado no sistema de armazenagem em sua empresa? Foi desenvolvida a codificação para seus materiais? Você conhece os benefícios que essa metodologia pode proporcionar à organização e a própria administração?

A informação utilizada na empresa é baseada na entrada e despacho das encomendas, quando é feito a coleta a mesma recebe etiqueta de identificação com as características (peso, destinatário / remetente, perecível ou não). Na entrega do produto ao destino final é dada baixa no sistema, onde assim é monitorado se houve atraso na entrega ou alguma falha na entrega. Para a empresa estudada este método é de grande importância para a correção de possíveis falhas e melhoramentos nos serviços.

4) Em sua empresa, há produtos de grande valor financeiro? Como é solucionado este problema dentro do almoxarifado? Obs.: mesmo que não haja produto ou material de grande valor, faça um questionamento para verificar qual seria a solução dada pelo administrador caso houvesse esse problema.

No caso do serviço de armazenagem, alguns produtos são de grande valor financeiro, para isto é destinado um local especifico dentro da empresa monitorado por câmeras 24h e também nestes casos existem funcionários destinados a este trabalho de armazenagem.

Transportes, distribuição e seguros.

1) Como a empresa trabalha a movimentação de carga (mercadorias, matéria-prima, etc.) internamente e/ ou externamente?

A movimentação depende do produto a ser transportado. É realizada de diversas formas sendo utilizadas desde apenas as mãos e carrinhos de menor porte, até esteiras, empilhadeiras e guindastes, tudo dependendo da modalidade de carga.

3) Que sistema modal mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com