TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poema de Carlos Drummond de Andrade

Seminário: Poema de Carlos Drummond de Andrade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 3

O poema de Carlos Drummond de Andrade nos remete ao fato de que, muitas vezes, são as pedras do caminho que demarcam os limites de nossa vida: até onde poderemos ir, de quais espaços sociais poderemos usufruir ou, até, onde desejamos chegar. Padrões de organização sociais já estabelecidas como legítimos podem ser pedras no caminho de muitas pessoas os caminhos de uns podem se tornar pedras no caminho de outros. Um exemplo simples e corriqueiro, mas que violenta o direito de “ir e vir” das pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, as escadarias que estão por aí em todos os lugares. Assim, é preciso, urgentemente, retirar as pedras do caminho para que todos nós cheguemos onde desejamos chegar e exerçamos nosso direito de ir e vir – nosso direito de acesso aos diversos espaços sociais e educacionais.

Os eixos de acessibilidade (física, comunicacional e atitudinal) indicam que a existência de espaços acessíveis possibilitará a inserção de alunos com deficiência no ensino universitário. Não existe meio termo nessa questão, não dá para ser mais ou menos acessível, não dá para apenas atender à demanda – “quando chegar o aluno, a gente muda o espaço”. Trata-se, inclusive, de exigência legal para autorização e de reconhecimento de cursos (Portaria Nº 3.284/2003). A Concepção de espaços, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo- se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade. (Decreto Nº 5.296, art. 16). (Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004).

2 DESNVOLVIMENTO:

A atitude de quem não permite aos deficientes serem incluídos em salas regulares de certa forma, semelhante à atitude que os antigos tinham. Embora não eliminem literalmente tais crianças, as excluem do seu convívio e as condenam a viverem segregadas por toda a vida. A Educação Inclusiva tem como objetivo em tornar a educação acessível a todas as pessoas e com isso, atender as exigências de uma sociedade que vem combatendo preconceito e discriminação. A inclusão consiste em uma ação ampla que sobre tudo em países onde há diferenças muito grandes, propõe uma educação de qualidade para todos. Quando se fala em inclusão, o sentido é muito intenso, não se limita somente à escola, mas refere-se a toda área que uma pessoa ocupa, seja escolar, profissional, pessoal ou social. Nos últimos anos a inclusão de deficientes no mercado de trabalho se tornou realidade com a lei federal 8213/91, que fica a obrigatoriedade de reserva de vagas para deficientes como números de empregados. Com a obrigatoriedade dessa lei tomamos consciência que devemos incluir todos, independentes de raça, cor, etnia etc. Cabe ao país promover a inclusão social de pessoas com deficiência construindo soluções e serviços para ampliar o exercício da cidadania. Para que haja a inclusão social para todos, é preciso mudar nossa forma de pensar e agir, é preciso respeitar o outro como ele é, respeitar as diferenças e o tempo de aprendizagem de cada ser. (Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991).

Para inclusão educacional ter resultados positivos, um dos pré-requisitos é, principalmente, preparar a escola, o educador e o educando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com