TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Da Pessoa Idosa

Exames: Politica Da Pessoa Idosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

A politica nacional de saúde do idoso (PNSI) do Ministério da saúde (MS) instituída pela portaria 2528/GM de 19 de outubro de 2006, visa a promoção do envelhecimento saudável, busca garantir a atenção adequada e digna da população idosa brasileira. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa tem por finalidade recuperar, manter e promover a autonomia e a independência, participação, dignidade, assistência e auto-realização dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde, e tem como publico alvo a população de 60 anos ou mais de idade. Nesta politica estão as diretrizes que vão nortear as ações no setor de saúde, sua efetivação abrange a readequação dos planos, programas e projetos voltados ao idoso.

Dentre as diretrizes definidas pela (PNSI) pode-se destacar as essenciais que é Promoção do envelhecimento ativo e saudável onde o idoso dever ter uma alimentação adequada e balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, diminuir a auto-medicação, ter uma convivência social estimulante e atividades prazerosas que atenuem o estresse, reduzindo os danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco são ações que promovem modos de vida favoráveis à saúde e à qualidade de vida contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável. Atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa; assistência às necessidades do idoso em âmbito ambulatorial, hospitalar e domiciliar. Na esfera ambulatorial a assistência é voltada a consulta geriátrica com o intuito de rastrear a perda cognitiva, avaliação da capacidade funcional e assim estar reduzindo as taxa de internação hospitalar, no âmbito hospitalar, a idade deve ser um indicador para a determinação da assistência, os serviços de saúde deverão estar preparados para identificar e promover assistência diferenciada de forma humanizada com participação de diferentes profissionais da área da saúde , já no âmbito domiciliar a assistência consiste em estratégia que visa diminuir o numero de internações.

___________________________

Academica do curso bacharelado em enfermagem da faculdade chrisfapi. Contato:ahara_bhrenna@hotmail.com.br

Estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção, os profissionais da saúde, portanto, devem avaliar as pessoas idosas de acordo com a sua capacidade funcional. Aos idosos frágeis ou dependentes, devem ser destinadas ações de reabilitação, prevenção secundária e a atenção domiciliar. Os considerados independentes deverão receber ações de prevenção e promoção da saúde, reabilitação preventiva, atenção básica e suporte social. Formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa, capacitar os profissionais para que o setor de saúde possa dispor de profissionais qualificados e em quantidade adequada, e assim estar prevenindo perdas, a manutenção e a recuperação da capacidade funcional e o controle dos fatores que interferem no estado de saúde da população idosa.

provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa;estímulo à participação e fortalecimento do controle social;divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com