TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Atenção de pessoas idosas

Tese: Política Atenção de pessoas idosas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  Tese  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Idosos: Agentes de transformação (IATran)

Larissa Reche, n°USP 7274958

Mariana Pedroza, n°USP

Monize Salturato Pessutti, n°USP 7135685

Paula Ruas, n°USP

Sabrina Almeida, n°USP 7235172

Taiane Magalhães, n°USP

Professora Dra. Marisa Accioly Robrigues da Costa Domingues

Novembro/2011

Políticas de Atenção à Pessoa Idosa

Idosos: Agentes de transformação (IATran)

Alunas:

Larissa Reche, n°USP 7274958

Mariana Pedroza, n°USP

Monize Salturato Pessutti, n°USP 7135685

Paula Ruas, n°USP

Sabrina Almeida, n°USP 7235172

Taiane Magalhães, n°USP

Professora:

Dra. Marisa Accioly Robrigues da Costa Domingues

1. NOME DO PROJETO

Idosos: Agentes de transformação – IATran

2. SITUAÇÃO DO PROJETO

O seguinte projeto esta para ser iniciado

3. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO EXECUTORA

A Organização executora escolhida foi a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) que é uma entidade sem fins lucrativos, fundada no dia 21 de março de 2009, e surgiu da iniciativa de um grupo de graduandos em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), que desejavam criar um espaço de representação dos bacharéis e divulgar a formação de um novo profissional, o Gerontólogo bacharel em gerontologia.

Dentro as atividades que consideramos ser importantes na escolha da organização para o projeto pode-se citar a veiculação de informativos com informações a respeito das atividades realizadas pela ABG e parceiros; entrevistas com estudiosos e representantes da sociedade civil que auxiliariam na busca de parcerias e divulgação do projeto, a Realização de parcerias com empresas, organizações e representantes do poder público para a implantação de projetos na área do envelhecimento, encaminhamento de oportunidades de trabalho aos associados efetivos, que se encaixariam na procura de voluntários do curso de gerontologia para auxiliar os idosos no programa de educação aos jovens.

Esta associação conta com eventos e atividades importantes o que da maior credibilidade para o projeto, dentre essa atividades podemos destacar: Dia de Prevenção das quedas em idosos, participação no projeto “Bairro Amigo da Pessoa Idosa” – UNIFESP e composição do grupo para formação da Associação de Cuidadores do município de São Paulo.

4. LOCAL ONDE O PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO

O projeto será realizado em dois locais:

Primeiro será realizado um curso de capacitação em espaço alugado após o curso de capacitação o projeto terá andamento em oito Escolas Públicas de Ensino Fundamental: Escola Estadual Professor Andre Xavier Gallicho ( Rua da Mooca,4650- Mooca) ,Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr Fábio da Silva Prado – Mooca R. Taquari, 459 São Paulo – SP/Escola Estadual Oswaldo Cruz, Rua da Mooca , 2183 - Mooca /EE Professor Antônio Firmino de Proença, Rua da Moóca, 363 / Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Azevedo R. Parque Butui, S/N Tatuapé,/ Escola Estadual Professor João Borges. Endereço: Rua Itapurá, 976,/Escola Estadual Prof. Oswaldo Catalano, Endereço: R. Felipe Camarão, 350 /Escola Estadual Professor Ascendino Reis rua tuiuti 2865, Tatuapé. O projeto não fará distinção socioeconômica e cultural entre as mesmas. Por isso faremos o projeto dividindo-o por regiões, da cidade de São Paulo, iniciando o projeto piloto na zona leste, região da Mooca

5. JUSTIFICATIVA

Considerando que a descriminação por idade e os estereótipos são problemas sociais e que devem ser enfrentados por meio da educação e conscientização, o seguinte projeto tem como embasamento para sua realização o art.22 do Estatuto do idoso que prevê nos currículos

O seguinte projeto tem como embasamento para sua realização o Art. 22 do Estatuto do Idoso que prevê: Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.

6. PÚBLICO-ALVO

A intenção do projeto é beneficiar os (4) idosos participantes por meio do curso de capacitação e promover a transmissão de conhecimento adquirido pela conscientização das gerações mais novas.

Daremos preferência a idosos autônomos e independentes e serão contratados 4 idosos, 2 homens e 2 mulheres, com 60 anos ou mais.

A renda não será avaliada, pois os idosos não poderão estar vinculados a qualquer atividade remunerada. Os idosos irão receber um salário de (1.000 reais) por mês pelas palestras que irão realizar. Daremos preferência para idosos com Ensino Médio Completo pois acreditamos que para transmitir o conteúdo das palestras esta escolaridade é suficiente e também daremos preferência a idosos que residem na região da Mooca.

Além disso, serão avaliados no processo de seleção os idosos que tem melhor desenvoltura em publico, levando em consideração a fala, posicionamento e também à vontade, compromisso de dar continuidade e credibilidade para o programa. Além da aplicação do Mini exame do estado mental.

Os idosos serão acolhidos no local de residência e levados da mesma para as escolas onde serão realizadas as palestras.

7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com