TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica E Religiao

Artigos Científicos: Politica E Religiao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

algumas vezes na vida e no destino da sociedade.Ao realizarmos uma abordagem histórica,observamos que a relação politica e religião tem tido um papel de supra importancia na formação da sociedade desde os primordios até hoje.Há de ressaltar que as citações contidas nas escrituras sagradas estão carregadas de acontecimentos relacionados a politica e religião.

2. Sociedade Politica Religiosa

Segundo Oliveira cidadania é uma meta mundial, porem existe caminhos que auxiliam ou atrapalham a realização dessa meta. Uma sociedade onde a desorganização estrutural, desumanização,corrupção,a modernização dos padrões familiares comprometem o crescimento da organização social.

Em gálatas observamos uma ampla visão do contexto igreja vejamos:” Entre nós, não há mais judeu nem grego, nem escravo, nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus” (GL 3:28).Baseado neste texto observamos o que a igreja propõe é a edificação e a cidadania plena para todas as pessoas,ou seja,todas as pessoas devem ser reconhecidas e respeitadas. De acordo com Blackham muitas comunidades primitivas buscavam viver a cidadania plena. Mulheres participaram direta e ativamente na comunidade itinerante de Jesus, foram apostolas, lideraram comunidades. Era proposto que os bens fossem partilhados, que cada pessoa tivesse de acordo com necessita-se para viver. Renunciava-se o acúmulo de bens ou poder e a exploração.

Ao seguir o interesse de suprir às necessidades sociais, a igreja busca meios de atender aos princípios básicos da dignidade humana, do bem comum e da solidariedade. Embora atuante, a igreja enfrenta obstáculos como leis e emendas de leis que dificultam sua atuação social.

3.A POLÍTICA É COMPATÍVEL COM A RELIGIÃO

Para Silva a Igreja Evangélica brasileira tem se dividido em relação à participação no processo eleitoral e político do país. Parte dos cristãos ainda mantém o pensamento de que política não é uma atividade compatível com a postura e a fé cristã. É necessário de forma urgente quebrar este paradigma, esta ideologia equivocada.

A igreja precisa entender que está dentro do contexto da nação e da sociedade e é afetada e até pode ser limitada pela ação e decisão dos governantes e parlamentares que a representa ou que legislam sobre os assuntos nacionais e religiosos. Não basta a Igreja se firmar na Constituição, ela precisa ficar atenta aos atos parlamentares, às propostas, aos projetos de lei que tramitam no Senado, na Câmara Federal, Assembléias Legislativas, na Câmara de Vereadores. Além de estar atenta acompanhando os processos e quando necessário reagir e movimentar corretamente, responsavelmente, eticamente, exercendo a cidadania dentro da visão cristã. A Igreja Evangélica brasileira não pode mais ficar alienada às questões nacionais, precisa com Jesus ensinou: “Vigiar e Orar”.

Mesmo não sendo o cristão deste mundo, pois sua natureza foi mudada em Cristo Jesus, ele ainda pertence ao mundo, encontra-se vivendo, ainda, neste século, com sistema organizacionais necessários. O Cristão está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com