TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas

Trabalho Escolar: Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho tem como finalidade, refletir sobre a importância dos indicadores sócias na construção de políticas adequadas frente à atuação do serviço social. e o difícil acesso ao serviços públicos.A utilização dos indicadores e de suma importância para a leitura e monitoramento da realidade.Nesse sentido o assistente social deve estar apto para a utilização dos indicadores sociais o que contribui para a sua ação profissional e,conseqüentemente para a sociedade civil.A capitação e imprescindível para a atuação profissional e deve ser articulada como compromisso ético- político da profissão baseados no desafio de superar as dificuldades apresentadas pela própria realidade social.

Desenvolvimento

Nos últimos 300 anos, a sociedade vem manobrando uma serie de indicadores em dimensões sociais como elemento para retratar e definir o potencial de riqueza e poder do estado e,posteriormente,no começo do século xx,agregando também dimensões econômicas para compor esse quadro cujo indicador mais conhecido PIB(Produto Interno Bruto)finalmente uma serie de outros indicadores passou fazer parte das estatísticas :cultura, ciência, tecnologia, e inovação.

A utilização dos indicadores sociais ganhou maior projeção a partir da segunda guerra mundial, quando saiu das mãos exclusivas dos cientistas passando a ser produzida por diferentes departamentos, agencias e divisões de repartições publicas nacionais. Em seguida passou a ser utilizada por instituições de reconhecimento internacional como a organização das nações unidas(ONU),ganhando assim status que colaboram para a dispersão do uso de indicadores nos mais diferentes setores.

Embora dimensões sociais já viessem sendo contabilizadas ao longo da historia, o termo ‘indicadores sociais’ se dispersou apenas na década de 1960. Na ocasião, o governo dos Estados Unidos encomendou aos comitês responsáveis o desenvolvimento de estatísticas e indicadores sociais para mapear o progresso social no país. “A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de ‘um instrumento operacional para o monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas publicas’(jannuzzi,2004,P,15),que auxilia no trabalho de planejamento, implementação ,execução, avaliação dos programas projetos ,serviços sociais.” As estatísticas sociais econômicas e demográficas utilizadas para construir os indicadores, no Brasil são produzidos pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE),agências estaduais se estatísticas , ministérios e secretaria que integram o sistema de produção e disseminação de estatísticas públicas. Porem, faz-se necessário que os próprios municípios produzam seus indicadores sociais .Dessa forma haverá uma maior efetividade na sua formulação, quando essas forem desenhadas e realizadas com fundamentação em dados mais próprios do território, evitando assim o comprometimento da ação social demandada.

Os indicadores sociais são importantes pois possibilitam informações importantes, que nos permitem avaliar aonde vamos ,onde estamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados. Atualmente, os indicadores sociais são apresentadas para expressar indicadores de saúde, taxa de desemprego, mortalidade infantil, crescimento populacional e outras expressões sociais, servindo como argumento para, a partir de sua utilização, embasar argumentações que justifiquem ações a serem definidas por determinada classe social.

Vale observar que enquanto os demográficos permitem construir indicadores do tipo produto os indicadores elaborados a partir das fontes alternativas são, em geral, do tipo insumo ou processo. No entanto, ainda que como essas limitações e ainda que existam problemas com ralação a cobertura populacional ou espacial de algumas dessas fontes ou mesmo duvidas com relação a confiabilidade das informações adquiridas , não há na nação outras alternativas para dispor de informação e estatísticas mais atualizada em âmbito municipal.

A disponibilidade de um sistema amplo de indicadores sociais relevantes, validos e confiáveis certamente potencializa as possibilidades de sucesso do processo de formulação e implementação de políticas publicas ,na medida que permite ,em tese, diagnósticos sociais monitoramento de atividade e avaliações de resultados mais abrangentes e tecnicamente méis bem respaldos. Para a construção do sistema, adotou-se a concepção que os indicadores são instrumentos de mediação, conjunto de variáveis medidas indiretas, que possibilitam captar e medir um conceito...Para a formulação de políticas publicas, é um instrumento operacional, de monitoramento, avaliação, formulação e reformulação de políticas publicas (JANUZZI apud WANDERLEY, 2006).

A sociedade em que vivemos vem passando por inúmeras transformações, exigindo de o profissional um constante olhar para o contexto social onde se gesta essas transformações para que esse possa ser contemporâneo também em suas ações ,dando respostas as necessidades sociais oriundas da questão social, precisa manter vigilância social continua para apreender a contraste metamorfose social e suas expressões.

Uma pesquisa realizada com profissionais do serviço social, referida por ywata et .at.(2008),detectou que, apesar de discursos profissionais ser carregado de defesa dos direitos sociais , de autonomia e outros elementos que preconizam a equidade, eles reconhecem a importância de construir e utilizar indicadores sociais ,porem, não tem a prática de utilizá-los. As entrevistas realizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com