TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas

Monografias: Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 6

Especialização em Gestão Social - Metodologias de Trab. Integrado e Protagonismo popular: Ag. Soc., Territ. e Fam.

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Olá caros alunos vamos trabalhar com a disciplina Metodologias de Trabalho Integrado e Protagonismo Popular: agentes sociais, territorialização e família, que subdividiremos em duas unidades, sendo a Unidade I - Metodologia de trabalho integrado entre profissionais das Politicas Publicas: Saúde, Educação, Assistência Social e previdência Social, estão subdivididas em três momentos, sendo o primeiro a Metodologias de Trabalho Integrado, no segundo momento a Intersetorialidade entre as politicas de Saúde, Educação, Assistência Social e Previdência Social e por último o A unidade II - Organização populares nas perspectivas da territorialização e matricialidade familiar compreende-se divida em três momentos, sendo a primeiro o Protagonismo Popular: Agentes Sociais como Mediadores da Mudança Social; a seguir a Territorialização; e fecharemos a unidade com a referencia da Matricialidade Familiar.

Objetivos:

Estudar a construção metodológica do trabalho da intersetorialidade das politicas públicas da saúde, da assistência social, da providência social e da educação; bem como a articulação em Redes Sociais, Agentes sociais ante ao protagonismo popular e a territorialização e a matricialidade familiar.

Conteúdo Programático:

Unidade I - Metodologia de trabalho integrado entre profissionais das Politicas Publicas:

Saúde, Educação, Assistência Social e previdência Social;

1. As Metodologias de Trabalho Integrado;

2. A Intersetorialidade entre as politicas de Saúde, Educação, Assistência Social e Previdência Social;

3. Trabalho em Redes Social.

Unidade II - Organização populares nas perspectivas da territorialização e matricialidade familiar compreende-se

1. O Protagonismo Popular: Agentes Sociais como Mediadores da Mudança Social;

2. A Territorialização;

3. A Matricialidade Familiar.

Metodologia:

Na unidade utilizaremos todos os recursos necessários e disponíveis para o desenvolvimento da discussão do conteúdo, sendo assim, faremos uso de:

• Textos da própria web-aula e de outros sites que possam contribuir para a discussão;

• Vídeos que podem esclarecer ou aprofundar determinados conteúdos;

• Fóruns para discussão de tópicos onde seja possível a troca de ideias e conteúdos entre os discentes e docentes;

• Avaliações virtuais onde será realizada a verificação do aprendizado;

• Entre outros recursos que poderão ser utilizados visando maior entendimento da matéria.

Avaliação Prevista: Cada web aula conterá uma avaliação virtual composta de 5 questões (sendo assim, temos 2 web aulas com 5 questões cada). Quando houver fórum de discussão o aluno será avaliado quanto ao conteúdo de sua postagem, onde deverá comentar o tópico apresentando respostas completas e com nível crítico de avaliação pertinente ao nível de pós-graduação.

Critérios para Participação dos Alunos no Fórum:

Quando houver fórum de discussão o aluno será avaliado quanto ao conteúdo de sua postagem, onde deverá comentar o tópico apresentando respostas completas e com nível crítico de avaliação pertinente ao nível de pós-graduação. Textos apenas concordando ou discordando de comentários de outros participantes do fórum sem a devida justificativa ou complementação não acrescentam em nada ao debate da disciplina, sendo assim, devem ser evitados. Os textos devem sempre vir acompanhados das justificativas para a opinião do discente sobre o conteúdo discutido, para que assim, possamos dar continuidade ao debate em nível adequado. Além disso, podem ser utilizados citações de artigos, livros e outros recursos que fundamentem a opinião ou deem sustentação a sua posição crítica sobre o assunto. Deve ser respeitado o tópico principal do fórum, evitando debates que não tem relação com o tema selecionado pelo professor. Não se esqueça de enviar 2 questões uma para cada unidade para discussão no fórum.

Habilidades e competências Espera-se, com a disciplina, oportunizar aos alunos o conhecimento do processo de construção da metodologia que proporcionem a atuação ante a intersetorialidade da politicas publicas da saúde, assistência, previdência social e educação, bem como a relevância de conhecer o papel dos agentes sociais com protagonistas frente a construção da politicas publicas, bem como motivem a busca de aprofundamento para conhecimento das redes dos equipamentos sociais de cada território, assim como direcionar ações que visem a matricialidade das familiar. A disciplina visa estigar o aluno na busca de aperfeiçoamento constante sobre a temática trabalhada.

WEB AULA 1

Unidade 1 - Metodologia de trabalho integrado entre profissionais das Politicas

1. Metodologias de Trabalho Integrado

O trabalho integrado deve ter a articulação com uma equipe que se integram com proposito de chegam a mesmo fim, torna-se um dos grandes desafios, para equipe como para os gestores integra-se, bem como para as politicas publicas especificas elaborar seus planos de atuação com objetivos unificados.

Cabe ao Estado desempenhar com eficácia o papel de formulador e implementador de politicas sociais publicas com o desempenho de capacitação dos autores sociais através das complexas interações das redes de serviços estatais e não estatais, a dinâmica da sociedade acontecem nos espaços denominados públicos, debatem as questões de interesses gerais, o que concebe a forma de participação do cidadão no que diz respeito ao caráter de decisões.

Compete a formação destes profissionais, gestores, conselheiros de direitos, entre outros, os quais tem como compromisso a elaboração, fiscalização e execução de garantia dos direitos fundamentais do ser humano. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com