TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Dos Rios...

Por:   •  15/9/2013  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

QUANDO UM RIO ESTÁ POLUÍDO?

Ao analizarmos as águas de um rio, podemos observar a presença de diversas substâncias, entretanto, este não é o critério para determinar se o rio está poluído. A poluição é determinada a partir da presença de substâncias que alterem as características físicas ou químicas da água, de forma que cause alterações no eco sistema e/ou prejudique a sua utilização para usos benefícios.

TIPOS DE FONTES POLUÍDORAS

Existem, basicamente, duas formas de poluição das águas: fontes de poluição pontuais e difusas.

Fontes pontuais são decorrentes de ações modificadoras localizadas, como, por exemplo a desembocadura de um rio, resíduos de uma estação de tratamento de esgoto, a saída de uma tubulação de esgotos ou a descarga de esgotos no mar.

Fontes de poluição difusas ocorrem pela ação das águas das chuvas, que levam poluentes presentes no solo até o leito de rios e lagos, não se concentrando em um único ponto, com as fontes pontuais.

TIPOS DE POLUENTES DAS AGUAS

Podemos classificar em três tipos os agentes poluentes da água: químicos, físicos e biológicos. Entre os químicos, existem os poluentes orgânicos (proteínas, gorduras, hidratos de carbono, eras, detergentes, óleos, tintas, pesticidas, solventes) e os inorgânicos (ácidos, tóxicos, sais). Entre os agentes físicos, estão radioatividade, calor e modificação do sistema terrestre. Poluentes biológicos são organismos estranhos, como bactérias, vírus, animais e plantas estranhos ao habitat natural.

QUALIDADE DA ÁGUA

A qualidade da água é essencial para o consumo humano e devido a problemas como escassez, estiagens e cheias, ocorrem interferências que podem ocasionar diversos transtornos as populações e para determinar à qualidade dessas águas, são utilizados parâmetros que caracterizam suas propriedades físicas, químicas e biológicas, que possibilita a identificação da qualidade e de impurezas e contaminações.

PARÂMETROS FÍSICOS

Nos parâmetros físicos, o calor é uma medida importante, pois interfere em algumas das propriedades da água como a densidade, viscosidade, oxigênio dissolvido, havendo impacto sobre a vida aquática A temperatura pode variar em função de fontes naturais como energia solar e fontes antropogênicas (despejos industriais e águas de resfriamento de máquinas).

O sabor e o odor resultam de causas naturais como algas, vegetação em decomposição bactérias, fungos e compostos orgânicos tais como gás sulfídrico, sulfatos e cloretos e artificiais (esgotos domésticos e industriais) sendo utilizada com o padrão de potabilidade uma água completamente inodora.

A cor resulta da existência de substâncias em solução presente na água podendo ser causada pelo ferro ou manganês, pela decomposição da matéria orgânica da água (principalmente vegetais), pelas algas ou pela introdução de esgotos industriais e domésticos, sendo utilizado padrão de potabilidade a intensidade de cor inferior a 5 unidades.

A turbidez é a presença de matéria em suspensão na água como argila, silte, substâncias orgânicas, organismos microscópicos e outras partículas, utilizando como padrão de potabilidade a turbidez inferior a 1 unidade.

Os sólidos em suspensão, são resíduo que permanece num filtro de asbesto após filtragem da amostra. Podem ser divididos em:

• Sólidos sedimentáveis: sedimentam após um período de repouso da amostra;

• Sólidos não sedimentáveis: somente podem ser removidas por processos de coagulação, floculação e decantação.

Os sólidos dissolvidos são materiais que passam através do filtro e representam a matéria em solução ou em estado coloidal presente na amostra de efluente.

A condutividade elétrica é a capacidade que a água possui de conduzir corrente elétrica. Este parâmetro está relacionado com a presença de íons dissolvidos na água, que são partículas carregadas eletricamente e quanto maior for a quantidade de íons dissolvidos, maior será a condutividade elétrica na água.

PARÂMETROS QUÍMICOS

O pH da água depende de sua origem e características naturais, mas pode ser alterado pela introdução de resíduos, podendo ter um pH baixo tornando a água corrosiva e águas com pH elevado formando incrustações nas tubulações. A vida aquática depende do pH, sendo recomendável a faixa de 6 a 9.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com