TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Do Solo

Dissertações: Poluição Do Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

Poluição do Solo

Solo

O solo, também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da ação conjunta de agentes externos: chuva,

vento, umidade, etc., enriquecidos com matéria orgânica (restos de animais e plantas). O solo é a camada mais fina da crosta terrestre e se localiza na superfície externa.

Para que os alimentos dele retirados sejam de qualidade e em quantidade suficiente para atender as necessidades da população, o solo deve ser fértil, ou seja, deve ser um solo saudável e produtivo. Quando o solo é poluído, os alimentos nele cultivados ficam contaminados.

Poluição do solo é a atividade de introdução de organismos xenobióticos (do grego “xenos”, estranho ou estrangeiro, e “bios”, vida, formando “forma de vida estranha àquele ambiente”) A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos na agricultura chamados de agrotóxicos. É, mas não são apenas os agrotóxicos que poluem os solos. Existem outros responsáveis que causam muitos problemas ao solo. Por meio químico, pela mão do homem, aterros, lixos tóxicos, lixos Radioativos.

A preocupação com a contaminação do solo deriva necessariamente dos riscos que proporciona à saúde e manutenção de todo organismo vivente na área, bem como o possível contato humano diretamente com o meio, com os vapores do agente contaminante e contaminação dos caminhos e lençóis de água presentes naquela área. Em várias ocasiões o ser humano está à mercê de um contato com a poluição infiltrada no solo, permitindo a propagação de doenças.

Importante lembrar que o grau de concentração de cada agente danoso à saúde dos organismos vivos é um ponto importante na contaminação do solo. A presença dos agentes contaminantes em determinado solo reflete de forma direta na presença de vida naquela área, ocasionando sua degradação, redução do número de espécies presentes no terreno e a acumulação de agentes tóxicos na vegetação. Assim, indiretamente, por meio da cadeia trófica, a ocorrência de um solo com agentes contaminadores pode assumir um aspecto bastante relevante, pois tais agentes, absorvidos e acumulados pela vegetação serão transmitidos à fauna em doses muito superiores às que estes teriam por contato direto com o solo.

Fontes de Poluição e Poluentes

Principais fontes de poluição

- Despejo de resíduos sólidos;

- Lançamento de esgotos domésticos ou industriais;

- Dejetos de animais.

Poluentes

Seco: papéis, plásticos, metais, couros tratados, tecidos, vidros, madeiras,

guardanapos e tolhas de papel, pontas de cigarro, isopor, lâmpadas, parafina,

cerâmicas, porcelana, espumas, cortiças.

Molhado: restos de comida, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes,

alimentos estragados, etc.

Orgânico: é composto por pó de café e chá, cabelos, restos de alimentos, cascas e

bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, ossos, aparas e

podas de jardim.

Ciclos da Poluição

O local da Identificação da Poluição do Solo: Aterro Sanitário(Lixão),à 10km da cidade, próximo ao Coxipó do Ouro.

Se distribuem no meio ambiente através de maquinários, caminhões.

São dispersos à céu aberto, catadores da região e com mau cheiro atraem pássaros, garças, etc.

O gás emitido durante a decomposição dos resíduos sólidos em um aterro é chamado de biogás e sua composição pode variar levemente dependendo dos tipos de resíduos descartados ali e suas características. Porém, basicamente, esse gás é composto por dióxido de carbono e metano, dois dos principais gases causadores do efeito estufa.

O último censo do saneamento, realizado pelo IBGE em 2000, mostra que 68,5% dos resíduos sólidos gerados pelas grandes cidades brasileiras são jogados em lixões a céu aberto ou alagados – lugares completamente inadequados – o que com certeza provoca contaminação ambiental. Como exemplo podemos citar a emissão de gases, que além de tóxicos são explosivos; a contaminação das águas subterrâneas pelo chorume, o líquido produzido pela decomposição do lixo; o perigo de deslizamento pela instabilidade do solo provocada pela grande quantidade de matéria orgânica. Isso sem falar do mau cheiro e das doenças a que estão expostas as pessoas que vivem nas proximidades dos depósitos a céu aberto ou até mesmo “trabalham” nessas áreas (algumas até se alimentam de restos encontrados nos lixões).

Imagens de lixos misturados ao chorume, que pela Lei estariam separados em

Locais para armazenagens correta do material.

Como é tratado o chorume proveniente da decomposição dos resíduos?

Para evitar que o chorume cause qualquer dano ao solo ou às águas superficiais, o líquido é capitado por drenos e conduzido a um tanque de armazenamento. Em seguida o líquido é encaminhado para estações de tratamento de esgoto, isto acontece diariamente.

Foram estabelecidos prazos para algumas

ações tais como a eliminação de lixões e disposição

final ambientalmente adequada dos

Rejeitos até 2014 (MMA, 2009).

Legislação

A Lei e a Política Nacional de Resíduos sólidos (PNRS)

A PNRS estabelece princípios, objetivos, instrumentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com