TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência contra pessoas idosas e medidas

Seminário: Violência contra pessoas idosas e medidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Seminário  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Violência contra os idosos e a s medidas que devem se adotadas

A violência contra a pessoa idosa no ambito familiar e pela sociedade e um problema que se agrava a cada dia pois segundo dados do IBGE[2010] a população de idosos tem aumentado gradativamente .E o numero de jovens a pouco sera menor , tendo mas pessoas idosas que jovens aumentando também a preocupação quanto a violência e medidas que devem se adotadas para proteger estas pessoas que sofre violência e na maioria das vezes são por pessoas que deveriam cuida e dar carinho ou seja os próprios familiares.

Os maus tratos contra as pessoas idosas fere as leis e os direito de cidadãos ferindo os direitos humanos trazendo um retrocesso. Os idosos no Brasil sofrem constantes ataques de maus tratos. Em muitos, as violências contra os idosos se expressam em tradicionais formas de discriminação e preconceito, pois muitos são vistos como descartáveis e peso social. O Estado que deveria apoiá-los e protegê-los, o fazem sob forma de omissão quanto a políticas e programas de proteção específicos, este deveria fazer intervenções pertinentes em cada caso dentro do possível fazendo um trabalho multidisciplinar e se preciso até mesmo fazer o uso da lei para denunciar maus tratos contra idosos coibindo qualquer tipo de violência contra eles. Os atos de violência podem ser considerados do tipo: psicológicos, físicos ou verbais, como no caso dos Maus tratos psíquicos como agressões ou insultos verbais, tendo o silêncio como causador do dano, ameaças ou censuras, desprezos e isolamentos da pessoa. Os tipos de violência contra os idosos identificados com maior freqüência foram os abusos físicos, psicológicos e sexuais, destes os piores ocorrem quando há o abandono, negligências e abusos financeiros.

Existem formas de amparo ao idoso no Brasil, primeiro pela lei régia da nação que é a Constituição Federal do Brasil, cujas leis dão obrigação ao Estado, a família e a sociedade. Tais instituições devem zelar, cuidar, amparar essa parcela da população que necessita de cuidados especiais. A esses idosos, deve ser assegurado também o direito ao envolvimento com a comunidade do qual ele está inserido, sendo coibida qualquer forma de isolamento social.

A essas pessoas idosas deverão os seus responsáveis, como também os órgãos do governo garantir sua dignidade bem estar e o direito a vida. Isso deve ser feito por meio de ações concretas e resultados visíveis.

As entidades responsáveis pelo bem estar dos idosos devem planejar com cuidado e compreensão suas necessidade, de forma organizada levando em consideração o contexto em que ele está inserido, ou seja, a própria família, seu lar e a própria sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com