TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política de Avaliação de Educação no Brasil

Artigo: Política de Avaliação de Educação no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  Artigo  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

Sobre o que é avaliação em larga escala os professores entrevistados responderam que conheciam e que essa era para medir qualidade da educação da escola pública e citaram algumas as avaliações externas: Saeb, Enem, Enade, Ideb. Constatei que 20% dos professores que participaram da pesquisa ainda tem dúvida em relação das avaliações em larga escala.

Em se tratando sobre a metodologia que é utilizada nas avaliações em larga escala os professores 80% responderam que tinham conhecimento e que as provas eram elaboradas com grande números de itens de modo que abrange as competências e habilidades que são retiradas da matriz curricular do Saeb onde também são pesquisados sobre os currículos estaduais, municipais, livros didáticos utilizados pelos professores a final de cada série do ensino fundamental I e II, ou seja, 5º e 9º ano no qual é abordada a disciplina de português e matemática. E além dessas provas são também utilizados questionários contextuais que permite conhecer as características da escola, do diretor, do professor, da turma e dos alunos que participaram da avaliação. Os 20% restante dos professores disseram que conheciam mais não, concordavam com metodologias utilizadas, porque são muitas questões nos quais os alunos muitas das vezes não tem bons resultados, devido serem vários os assuntos abordados na mesma prova os mesmos acham que essa metodologia que é aplicada não válida para medir conhecimentos dos educandos.

Os professores que participaram da pesquisa 80% disseram que avaliação contribuíam de forma positiva na educação, pois é através desta que se conhece a realidade das escolas públicas brasileiras, onde não só professor é responsável pelo fracasso mas todos envolvidos no processo, no entanto é onde se consegue enxergar as deficiências das aprendizagens a falta de planejamento, estrutura físicas das escolas os professores sem formação. Então essas avaliações têm papel importantíssimo pois é com ela que a escola começa ter a sua nota e começa ser ajudada com os recursos e os docentes também participam desse processo através de formações. Os 20 % restante acreditam que essas avaliações são apenas diagnósticas onde são detectados os fracassos escolares e não são realizados nenhuma intervenção.

Perguntou-se aos professores se os resultados de avaliações em larga escala se poderiam ajudar aos alunos, os 80% dos professores responderam que avaliações externas tem papel importante para os alunos, pois é através dela que sabe qual nível que está turma e como está sendo passado esse conteúdo e assim se resultado for negativo é feito toda mobilização da comunidade escolar juntamente com Coordenador pedagógico para criar estratégias e metas para alcançar os objetivos do ensino e aprendizagem desses alunos com dificuldades. Os restantes dos 20% dos professores que as avaliações externas não ajudam os alunos pelo contrário prejudicam os alunos.

Na minha concepção a avaliação em larga escala tem ajudado muito as escolas, os docentes e os alunos em todos os aspectos, pois foi através desta que começamos vermos a realidade das escolas públicas onde antes não tínhamos nenhum amparo legal de qualidade de educação, hoje já podemos observar que os profissionais da educação precisam de ter mínimo um nível superior para poder lecionar antes não exigia, vejo como uma evolução essas avalições para saber se realmente a educação está funcionando e mais importante temos dados para podermos realizar as intervenções quando necessárias.

Acredito que essas avaliações externas deveriam serem de todas as disciplinas atualmente só temos de português e matemática com passar dos anos temos que pensar de fazermos de todas as disciplinas para não concentramos esforços somente nessas citadas e acaba os alunos achando que somente essas disciplinas é para levar a sério.

Se há uma política que avançou no Brasil, nos últimos quinze anos, foi a política de Avaliação Educacional. Neste período, inúmeras iniciativas deram forma a um robusto e eficiente sistema de avaliação em todos os níveis e modalidades de ensino, que consolidaram uma efetiva política de Avaliação Educacional. Considerada hoje uma das mais abrangentes e eficientes do mundo, a política de avaliação abrange diferentes programas, como: o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica/SAEB, o Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM, o Exame Nacional de Cursos/ENC, conhecido como Provão e, posteriormente, substituído pelo Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior/ENADE, o Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos/ENCCEJA, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior/SINAES, a Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/IDEB.

Paralelamente aos sistemas nacionais, vários estados e municípios também organizaram sistemas locais e regionais de avaliação das aprendizagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com