TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto De Equilibrio

Trabalho Escolar: Ponto De Equilibrio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

O ponto de equilíbrio representa o nível de volume de vendas no qual a receita da empresa será igual aos seus gastos totais. A receita que representa aos gastos totais. A receita que corresponde aos gatos totais da empresa é chamada de Receita de Equilíbrio.

O Ponto de equilíbrio é levado em consideração todos os custos fixos contábeis relacionados com o a empresa. O ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que uma empresa precisa vender para cobrir o custo das suas mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro e nem prejuízo.

O ponto de equilíbrio também pode ser visto em relação ao valor em que as receitas estejam iguais aos custos de despesas das empresas mercantis.

Em consequência, qualquer nível de vendas menor ao do ponto de equilíbrio significara perdas, inversamente, lucros ou quaisquer níveis de vendas que excedam a Receita de Equilíbrio.

A contabilidade oferece diversos elementos indispensáveis para os cálculos destes valores. Todo gestor financeiro precisa primeiramente saber qual a operação mínima de sua empresa, na qual seus custos e despesas são completamente pagos.

A determinação do ponto de equilíbrio permite que a gerencie avalie o desempenho atual da empresa com relação ao nível de operação de lucro ou prejuízo zero, alertando-a para eventual necessidade de medidas corretivas mais urgentes.

O conceito da Receita de Equilíbrio e de Ponto de Equilíbrio equivale-se, podendo este último ser considerada simples representação gráfica ou visual da primeira.

Umas das vantagens de saber sobre o ponto de equilíbrio é que ela ajuda a te auxiliar em certas decisões, como por exemplo, a retirada de produtos dos mercados, saneamento de prejuízo e também o enxugamento estrutura operacional.

A determinação do Ponto de Equilíbrio facilita uma visão global e pratica de um relacionamento entre gastos, vendas e volumes, e assim permitindo um calculo mais rápido e bem mais aproximado dos efeitos que as alterações promovidas sobre uma dessas variáveis produzirão sobre as demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com