TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto De Equilibrio

Trabalho Universitário: Ponto De Equilibrio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

A elaboração deste desafio tem por finalidade ajudar na aprendizagem do aluno, buscando a formação de profissionais mais competentes.

A área de Administração de Produção e Operações necessita de colaboradores com conhecimento, pois, a vida da empresa fica praticamente em suas mãos, diretrizes e decisões são tomadas pelos gerentes de produção. E nesse mundo de constante mudança faz-se necessário uma boa gestão para que empresas continuem firmes no mercado, sem conturbações e mantendo-se com competitividade, o “chão de fábrica” é ponto fundamental para a produtividade, os colabradores necessitam de ferramentas e local adequado, para que possam dar sequencia ao trabalho, por isso são feitos planos e estratégias para um bom resultado.

A Administração de Produção e Operações

A Produção em sua definição pode ser entendida como, transformação de matéria prima em produtos acabados para consumo.

O homem evolui com o passar do tempo, e as formas de produção também.

Há tempos atrás existia produção artesanal, onde o profissional executava peças únicas e por encomenda, conforme a necessidade de cada comprador, ou até mesmo para troca (escambo).

Com o aumento da população e por consequência do consumo, da demanda, ou seja, maior procura pelo produto houve a necessidade de que os artesãos contratassem ajudantes aprendizes, aonde eles iam melhorando na qualidade e logo achavam que eram profissionais.

Com o advento da Revolução Industrial com a criação da máquina a vapor (1764), por James Watt, houve uma queda nos pedidos de forma artesanal, buscando-se padronização dos produtos necessitando-se de mudanças nos processos até então adotados para a fabricação dos mesmos.

Aconteceu uma grande migração de artesãos, onde antes produziam em suas oficinas, hoje se deparavam trabalhando como funcionários de indústrias surgidas há pouco tempo, e por sua vez precisavam de mão de obra para controlar máquinas de produção.

Fez-se necessário muitas mudanças quanto a forma de treinar e habilitar a mão de obra existente na época, pois tudo era novo, até para os donos das fábricas, começaram a surgir então o desenvolvimento de setores como o gerencial, supervisão, aprimoramento em técnicas de planejamentos e estratégias, setor financeiro e de vendas.

Por volta de 1970, Eli Whitney introduziu o processo de padronização de componentes fornecendo armas para os exércitos da época.

O conceito da Produtividade surgiu no final do século XIX, com Frederick W. Taylor, considerado como o pai da Administração Cientifica, buscando melhoria na produtividade com o menor custo possível.

Ainda hoje se busca a eficácia de produção, onde para mensurar a produtividade de uma empresa para saber seu sucesso ou fracasso, pode ser conseguida através da seguinte formula:

PRODUTIVIDADE = medida do output/medida do input

Medida quantitativa do que foi PRODUZIDO, dividido pela medida quantitativa dos INSUMOS, ou seja, matérias-primas, mão de obra, energia elétrica, instalações prediais e outras.

A revolução nos métodos e processos produtivos aconteceu na década de 1910, com Henry Ford, criando a Montagem em Série, ou seja, Produção em Massa, conhecida como Engenharia Industrial, com novos conceitos como, linha de montagem, posto de trabalho, estoques intermediários, arranjo físico, balanceamento de linha, produtos em processo, motivação, sindicatos, manutenção preventiva, controle estatístico da qualidade, e fluxogramas de processos.

O conceito de produção em massa predominou até meados da década de 1960, surgindo posteriormente novas técnicas denominadas como Produção Enxuta, onde a modernidade já estava presente, conforme mostraremos explicando termos e conceitos nas próximas páginas.

Conceitos:

Just in time;

É um sistema da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O Just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

Nas fábricas onde está implantado o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

Engenharia simultânea;

É uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes.

Tecnologia de grupo;

É uma filosofia de manufatura na qual peça ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificadas e agrupadas para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da organização, facilitando a definição das células de produção.

Sendo executadas atividades conjuntas, a fim de evitar perda de tempo em alterações de uma atividade para outra não relacionada, padroniza as atividades com o foco apenas nas diferenças realmente necessárias para evitar duplicação de esforços, e alem de armazenar e recuperar informações eficientes, reduzindo tempo de procura por informações.

Consorcio modular;

É um sistema eficaz que visa à redução de custos, investimentos, estoques, tempo e mais agilidade na produção, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com