TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que Precisou Reconhecer Legalmente A Libras No Brasil? Discorra Um Texto Dissertativo-argumentativo Sobre A Pergunta Acima

Trabalho Escolar: Por Que Precisou Reconhecer Legalmente A Libras No Brasil? Discorra Um Texto Dissertativo-argumentativo Sobre A Pergunta Acima. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  1.481 Visualizações

No Brasil, a Libras só foi reconhecida oficialmente em 2002, esse momento é compreendido por transformações importante para a comunidade surda, isto porque, observou-se um espaço maior para discussões acerca das particularidades linguísticas da comunidade, e por isso, o uso da língua nas instituições de ensino, e assim, a evolução das práticas educacionais a partir de uma perspectiva bilíngue.

Há uma falsa ideia de que a Língua Brasileira de Sinais seja um conjunto de gestos e mímicas, nesse contexto, o reconhecimento legal da Libras significa reafirmar tal língua como uma maneira de comunicação e expressão. Além disso, há de ser reconhecida como por sua estrutura gramatical própria capaz de expressar ideias concretas e abstratas considerando a realidade e experiências do surdo.

Portanto, o reconhecimento legal da Libras, além de promover uma sociedade mais justa e igualitária em diversos aspectos, reafirma a importância da identidade da comunidade surda que é definida por características próprias a esse grupo. Assim, apesar de parecer poético, é essencial afirmar que a língua de sinais é o fator que mediará as relações daquele que é surdo com a sociedade, de um modo geral, assim, tal reconhecimento foi um passo importante para a evolução dos valores da comunidade surda no Brasil.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com