TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os tipos de argumentos mais usados na produção do texto dissertativo argumentativo

Por:   •  15/9/2015  •  Ensaio  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 9

Dados de Identificação:

Proponente: Ana Paula, Bianca, Karoline e Katiele

Tempo de duração: 1h30mim

Ano: 1º ano do ensino médio integral

Tema:

Os tipos de argumentos mais usados na produção do texto dissertativo argumentativo

Conteúdo:

Uso dos argumentos em textos dissertativos: introdução, desenvolvimento e argumentação.

Objetivos:

  • Observar o quanto os alunos lembram-se dos conceitos que foram aprendidos na primeira oficina;
  • Ensinar a estrutura de um texto dissertativo;
  • Apresentar os tipos de argumentos usados na construção da introdução de uma redação;
  • Apresentar os tipos de argumentos usados no desenvolvimento de uma redação;
  • Apresentar os tipos de argumentos usados na conclusão de uma redação;
  • Mostrar como finalizar uma redação dissertativa argumentativa;
  • Demonstrar que um texto deve ser baseado em bons argumentos e ter clareza.

Procedimentos:

1º Etapa

As petianas irão relembrar a estrutura do texto argumentativo conforme foi apresentado na última oficina (introdução, desenvolvimento e conclusão). Serão recapitulados oralmente os conceitos que foram trabalhados na oficina anterior. Este resumo será breve, apenas para que os alunos recordem o que é a argumentação e os tipos argumentativos que podem ser usados no texto dissertativo argumentativo. Também serão relembradas as partes do texto dissertativo: introdução, desenvolvimento e argumentação.

2° Etapa

Aproveitando a estrutura das redações do Enem, que se aproxima muito com a estrutura do texto que será trabalho, em um primeiro momento as petianas irão falar sobre a introdução, como pode ser construída, quantos parágrafos pode ter e o que é tratado nela. Serão apresentados aos alunos os principais tipos de introdução e argumentos que podem ajudar em sua construção, seguido de exemplos retirados das redações nota mil do Enem.

Tipos argumentativos de introdução

A introdução poder ser construída por um ou mais parágrafos, é nela que se lança a tese ou ideia principal a ser desenvolvida no texto.

        Os principais tipos de introdução são os relacionados a seguir.

  • Interrogação: “Neste tipo de introdução, o autor formula uma pergunta sobre o tema que ele próprio deve dar a resposta ao longo do texto. Nenhuma pergunta deve ficar sem resposta.” (CEREJA, 2013, p. 310)

Exemplo

O verdadeiro preço de um brinquedo

É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?

  • Citação: “Nessa introdução o autor constrói a sua tese a partir de uma citação, o que confere maior credibilidade ao seu ponto de vista, pois ele se apoia na palavra de outrem, que pode ser uma autoridade no assunto, em documentos ou, como no exemplo em órgãos dignos de crédito.” (CEREJA, 2013, p. 311)

Será falado rapidamente sobre os tipos de citações, conforme a Furasté (2014), as citações diretas e indiretas.

Citação direta: “São chamadas de citações diretas ou textuais aquelas em que se transcrevem exatamente as palavras do autor citado.” (p. 57, grifos do autor)

[Citações breves quando não ultrapasse três linhas e longas mais de três linhas (recuo de 4cm, margem esquerda, sem aspas, tamanho menos que o do texto e entrelinhas simples)]

Citação indireta: “Chamamos de citação indireta ou livre (paráfrase) aquela citação na qual expressamos o pensamento de outra pessoa contido num parágrafo, numa parte do texto ou no texto inteiro, com nossas próprias palavras.” (p. 55, grifos do autor)

[Deve ser citado entre parentes e indicado o nome do autor, o ano e a página]

        Exemplo

A grande preocupação hoje, nas políticas públicas, é propiciar um melhor atendimento integral à criança, principalmente no que se refere ao desenvolvimento moral, social, político e cultural enquanto sujeito ativo e participante dos plenos direitos e deveres na sociedade, conforme as normas declaradas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

  • Exemplo: “Para introduzir e situar a tese do texto. [...] Porém é preciso ter cuidado para que a narrativa do exemplo não seja longa demais e prejudique o desenvolvimento da argumentação.” (CEREJA, 2013, p. 311)

Exemplo

Produtos e serviços são necessários a qualquer sociedade. Dentre eles, estão serviços de planos de saúde, financiamento de moradias, compra de roupas e alimentos, entre outros elementos presentes no âmbito social. A publicidade e a propaganda exercem papel essencial na divulgação desses bens.

3° Etapa

Em um segundo momento as petianas irão apresentar o desenvolvimento e alguns tipos de argumentos que podem ser usados para a construção do texto. A explicação dos tipos de argumentos será seguida também de exemplos de redações nota mil do Enem.

Obs: alguns tipos de argumentos podem ser usados tanto no desenvolvimento como conclusão e podem se assemelhar bastante.

Tipos de argumentos para desenvolvimento

        Ao estruturar um texto dissertativo-argumentativo, convém diversificar os tipos de argumento. Porém, mais importante do que a diversidade e a quantidade dos argumentos, é a utilização de argumentos fortes e bem fundamentados, que possam, de fato, persuadir o leitor.

  • Comparação: “Estabelece confronto entre duas realidades diferentes, seja no tempo, espaço, características físicas, etc.” (CEREJA, 2013, p. 312)

Exemplo

[...]

Um aspecto a ser considerado remete à evolução tecnológica vivenciada nas últimas décadas. Os carrinhos e bonecas deram lugar aos "smartphones", videogames e outros aparatos que revolucionaram a infância das atuais gerações. Logo, tornou-se essencial a produção de um marketing voltado especialmente para esse consumidor mirim - objetivando cativá-lo por meio de músicas, personagens e outras estratégias persuasivas. Tal fator é corroborado com a criação de programas e até mesmo canais voltados para crianças (como Disney, Cartoon Network e Discovery Kids), expandindo o conceito de Indústria Cultural (defendido por filósofos como Theodor Adorno) - o qual aborda o uso dos meios de comunicação de massa com fins propagandísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com