TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque Devemos Estudar Teologia?

Casos: Porque Devemos Estudar Teologia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

FAECAD - IBADERJ

Faculdade Evangélica das Assembleias de Deus

Disciplina: INTRODUÇÃO A TEOLOGIA

CURSO DE TEOLOGIA

TRABALHO APRESENTADO PELO ACADÊMICO ELEANDRO DOS SANTOS COMO EXIGÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA DA FACULDADE EVANGÉLICA DE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E BIOTECNOLOGIA FAECARD SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSOR LEANDRO

POR: Eleandro dos Santos

Setembro

PETRÓPOLIS/RJ

POR QUE DEVEMOS ESTUDAR TEOLOGIA?

Dentre algumas definições sobre o que é teologia, esta é a que entendemos ser a que mais se encaixa no contexto deste estudo. O termo Teologia vem do grego Theos → Deus e Logos → Palavra, Estudo. Em nossos dias podemos definir Teologia como: “A Doutrina de Deus e suas relações com o universo”.

Estudamos Teologia na busca de termos um conhecimento mais específico, amplo e completo da pessoa de Deus, sabendo que é impossível conhecer quem Deus é na sua totalidade, pois Deus é infinito, insondável, soberano e nós somos apenas meros mortais, imperfeitos e limitados.

Toda vez que falamos ou pensamos em Deus já estamos sendo teólogos ou usando a Teologia, daí basta saber se estamos sendo bons ou maus teólogos, responsáveis ou irresponsáveis, o fato é que não temos escolhas Deus está presente em tudo que vemos, sentimos, tocamos, em tudo que é novo ou desconhecido, na natureza, no ar que respiramos, no nascimento de um bebê ou até mesmo na morte de alguém, Deus estará lá sempre presente.

Em uma sociedade tão corrompida pelo pecado, tão dominada pelo egocentrismo, Deus tem ficado de lado, sendo visto como mito, lenda, fantasia ou apenas mais um deus com limitações, por isso nos dias atuais nunca foi tão necessário estudar Teologia, pois ela amplia nossos conhecimentos a respeito da grandeza de Deus, da beleza de Deus, do poder de Deus e da sua obra redentora na cruz do calvário através de seu filho Jesus Cristo. Sabemos que o papel da Teologia é levar o estudante ao encontro de Deus para conhecê-lo melhor.

Da Bíblia adquirimos ampla compreensão teológica, mas não somente dela, muitas questões, formas de pensar, maneiras de viver que agregamos ao nosso entendimento derivam da Filosofia dominante da cultura da qual vivemos.

A cultura tem mudado de forma frenética obrigando-nos a não nos limitarmos aos recursos, categorias, formas de pensamentos em defesa da fé, que foram tão eficazes em gerações que já passaram; seria o mesmo que ir à guerra usando arcos e flechas contra metralhadoras e canhões, precisamos ser inteligentes, estudar, aprimorar nossos conhecimentos, ir ao mais fundo possível, afim de extrair perolas do conhecimento sobre Deus, afinal nossa Teologia tem consequências e aquilo em que acreditamos faz toda a diferença; devemos procurar viver de forma sábia, com convicções que nos levem a ter uma fé madura e responsável, afim de adorarmos a Deus de maneira singular, coerente e amável.

Deus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com