TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia

Pesquisas Acadêmicas: Teologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 2

"Luteranos e anglicanos aqui aportaram, inicialmente, como imigrantes. O seu culto, dentre outros elementos dessas culturas alienígenas, veio com a sua bagagem. Os seus cultos tinham história e um longo processo de elaboração." (p. 8)

"Os cultos estavam no livro, emanavam do livro e eram, de certa forma, aprisionados pelo livro." (p. 9)

"A "espontaneidade", na realidade, era a rotinização da pobreza liturgica." (p. 9)

"No lugar dos altares a plataforma, no lugar dos santos os pastores, no lugar das imagens o pulido, no lugar do sacrário a Bíblica, as Bíblias imensas." (p. 9)

"A fé, mais do que entendida, é sentida. Os gritos são válidos. As lágrimas respeitadas, os tremores e expressões corporais licitos." (p. 10)

"O grande professor dá lugar ao grande animador" (p. 10)

"O excluído re-incluido se torna melhor (mais puro / mais salvo) do que o seu opressor, se torna superior aos eruditos que apenas dominam as línguas dos homens, enquanto eles sim, falam a língua dos anjos." (p. 10)

"Sente-se a necessidade de status, de adorar com os iguais e de evangelizar, preferencialmente, os iguais em uma Medellin ás avessas." (p. 11)

"Enquanto o culto-espetáculo é um desdobramento das emoções para a burguesia branca o culto espetacular é a sua vertente para o proletariado pardo." (p. 11)

"O culto que atrai é uma versão religiosa do "aqui e agora", concreto, simplificado, com o triunfo dos mocinhos (de gravata) contra os bandidos (endemoniados), pois os chefes supremos (tal qual He-Man) "tem força"." (p. 11)

"O importante é a rotinização do milagre, a vulgarização da resposta divina." (p. 11)

RESENHA

O texto de Robinson Cavalcanti expõe as várias vertentes do Protestantismo. Vertentes estas que dentro de cada segmento ou denominação possui um quadro de fácil distinção umas entre as outras.

Começando pelo que entendemos como "tradicionais" que tem como principal característica a valorização da forma, que faz com que isto seja seguido a risca e impossibilitando a inserção ou extração de costumes.

Logo em seguida lemos sobre um determinado culto que faz alusão a o que é tradicional, pontuando as marcas visuais contidas neste tipo de culto e também o culto da Bíblia.

Em terceiro lugar aponta-se o culto que da vazão ao que provém das emoções. A compreensão se perde e o sentir floresce como prova de transformação no coração do indivíduo.

Quarto culto abordado é o Culto Espetáculo diferente dos demais este chama atenção pelos adornos no que se vê e no que se ouve, fazendo do divino um espetáculo enfeitado e iluminado.

Em último mas não menos importante o Culto Espetacular que traz o resultado como resultado. Comprovando fisicamente e palpavelmente o que se pode adquirir fazendo parte nesta reunião. As coisas realmente acontecem, e acontecem num ponto em que você pode materializar o alcançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com