TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 1 Quimica Tecnológica

Artigo: Portfólio 1 Quimica Tecnológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 6

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – CIENTIFICO 1

PORTFÓLIO 1

QUIMICA TECNOLÓGICA

Guarulhos

2014

PORTFÓLIO 1

Trabalho apresentado ao Curso de gestão de produçao industrial da Faculdade ENIAC para a disciplina de Quimica tecnologica.

Guarulhos

2014

Fundição de peças em bronze

Introdução

O bronze é uma liga metálica homogênea composta pela mistura de cobre e estanho, podendo conter porções de outros elementos, com objetivos específicos pra cada uso. Apresenta-se na forma de um metal quase dourado, é maleável e dúctil, possuem características bastante peculiares, seu nome tem origem persa “biring” e significa cobre. Quando exposto ao ar atmosférico por períodos prolongados é recoberto por uma camada castanha escura de óxidos dos metais envolvidos em sua composição.

É uma das ligas metálicas mais antigas da humanidade, segundo a história, a fabricação do bronze iniciou-se a mais de 3000 anos, e ficou conhecida como idade do Bronze. Quando os ferreiros perceberam que a utilização do cobre tornou-se inviável em virtude da procura, estes por sua vez misturaram acidentalmente o estanho com o cobre na tentativa de aumentar o volume de material, e a mistura deu certo. Essa liga entre o cobre e o estanho produziu um metal que apresentava flexibilidade, e era mais macio podendo seus restos ser fundidos novamente e reaproveitados na produção de peças, que ao contrario do ferro e do cobre que uma vez fundidos apresentavam-se duros e mais difíceis de manusear.

As civilizações antigas utilizaram amplamente o bronze entre elas se podem destacar o Egito, Grécia e Babilônia, evidentemente muitos povos antigos utilizaram esse material, porém o seu surgimento está ligado a essas civilizações mais antigas.

O bronze porem mostrou ser mais vantajoso tendo em vista que além de ser um metal relativamente mole para ser trabalhado conferia beleza e resistência à peça fabricada, a partir deste momento então, inicia-se a produção de diversos tipos de objetos, como esculturas, armas, utensílios de cozinha, adornos e até joias.

Alguns tipos de bronze são formados pela mistura de outros metais, porém sempre o cobre será o metal base em sua composição. Os metais presentes na composição do bronze são: Cobre mais estanho.

Buchas em bronze

À medida que aumenta o teor de estanho, aumentam a dureza e as propriedades relacionadas com a resistência mecânica, sem queda da ductilidade. Essas ligas podem, geralmente, ser trabalhado a frio, o que melhora a dureza e os limites de resistência à tração e escoamento. As propriedades são ainda melhoradas pela adição de até 0,40% de fósforo, que atua como desoxidante; nessas condições, os bronzes são chamados fosforosos. Nos teores de utilização usuais, dependendo das condições de resfriamento, a estrutura apresenta uma única fase (alfa), que corresponde a uma solução sólida de estanho em cobre. Os bronzes possuem elevada resistência à corrosão, o que amplia o campo de seu emprego. Frequentemente adiciona-se chumbo para melhorar as propriedades lubrificantes ou de antifricção das ligas, além da usinabilidade. O zinco é da mesma forma eventualmente adicionado, atuando como desoxidante em peças fundidas e para melhorar a resistência mecânica.

O processo de fabricação dessas peças por meio de fundição pode ser resumido nas seguintes operações:

• Confecção do modelo - Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da peça a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construção do molde e suas dimensões devem prever a contração do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da peça. Ele é feito de madeira, alumínio, aço, resina plástica e até isopor.

• Confecção do molde - O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser fundida.

• Confecção dos machos - Macho é um dispositivo, feito também de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido.

• Fusão - Etapa em que acontece a fusão do metal.

• Vazamento - O vazamento é o enchimento do molde com metal líquido.

• Desmoldagem - Após determinado período de tempo em que a peça se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de peça, do tipo de molde e do metal (ou liga metálica), ela é retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecânicos.

• Rebarbação - A rebarbação é a retirada dos canais de alimentação, massalotes e rebarbas que se formam durante a fundição. Ela é realizada quando a peça atinge temperaturas próximas às do ambiente.

• Limpeza - A limpeza é necessária porque a peça apresenta uma série de incrustações da areia usada na confecção do molde. Geralmente ela é feita por meio de jatos abrasivos.

Essa sequência de etapas é a que normalmente é seguida no processo de fundição por gravidade em areia, que é o mais utilizado.

Composição de peças em bronze

Ligas do Bronze Características e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com