TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Língua Portuguesa - UFC

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Língua Portuguesa

Professor (a): Angélica Gondim

Aluno: Alidomar Ferreira de Melo

Aula 1 – Tópico 02 (Variação lingüística)

Prazo da entrega: 05/01/2015

Atividade de Portfólio

1. Sobre os textos 1 e 2, responda ao que pedimos em seu portfólio:

1.1 - Os personagens de Maurício de Sousa normalmente mostram a caricatura de “tipos” e fases de crianças. Por exemplo, o Cascão simboliza a fase da preguiça de tomar banho, a Magali simboliza a criança que come muito etc. Com relação ao falar de um grupo social, no texto 2, temos o exemplo do personagem Chico Bento que representa a criança da roça. A variante constatada na fala de Cascão e Cebolinha é a mesma constatada na fala de Chico Bento? Justifique sua resposta.

Texto 01

Texto 2

Resposta:

Não, ambos tem variantes diferentes, principalmente no que se refere ao lado regional, ou seja, já no primeiro texto, através das imagens e falas, nos faz a entender, que o Cebolinha e Cascão, moram na cidade grande e Chico Bento e sua mãe, são de uma localidade interiorana, onde a variante regional é bem mais forte.

Na variação fonológica, é retratada pelo desenhista Maurício de Sousa, através do Cebolinha, onde ele conta a história de uma criança com representações de uma variação diafásica, na qual, o personagem troca o fonema grafado das letras “R” e “L” e também pelas atitudes culturais, ou seja, o medo pelo “bicho-papão”, e das formas de ações a crenças de uma criança moradora da zona urbana, já no ambiente demonstrado no segundo texto, nos mostram que o personagem Chico Bento tem uma variação lingüística regional, ou seja, o personagem tem uma variação diatópica, com falas locais do campo e de uma vivência simples, comum nas localidades dos interiores.

Características evidentes entre ambos textos estão relacionados às variantes, como, o espaço geográfico, ou seja, o local (cidade grande e cidade de interior, ou melhor, na roça), a linguagem e o lado social e cultural dos dois personagens.

1.2 – No texto 2, Cebolinha expressa que sua “fala” uma variação fonológica típica da infância, que há a troca de fonema grafado com a letra “R” pelo fonema grafado com a letra “L”. Você considera que socialmente há distinção entre a variação expressa na fala do personagem Cebolinha e a variação na “fala” do personagem Chico Bento?

Resposta:

Não acredito que tenha essa variação social entre os dois personagens, pois Cebolinha tem um problema que ocorre com muitas crianças e até mesmo em adultos, na qual, é considerado um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras, podemos até considerar com ações de nervosismo, onde cientificamente chamada de dislacia, já o Chico Bento, pelo fato de morar na roça, tem uma fala regional puxada, ou melhor, uma comunicação regular e típica da região.

1.3 – Leia a firmação de Possenti.

“A variação lingüística é um reflexo da variedade social e, como em todas as sociedades existe alguma diferença de status ou de papel entre os indivíduos ou grupos, estas diferenças se refletem na língua” (POSSENTI, 2006).

1.4 - Com base nessa afirmação:

a) Explique a noção de preconceito lingüístico;

Resposta:

O preconceito lingüístico está associado principalmente ao julgamento que a sociedade tem num todo, com atitudes em diminuir o valor ou as virtudes de alguém ou mesmo de algo, isso contra determinadas variedade lingüísticos. Esse tipos julgamentos, tem ações desrespeitosa e, conseqüentemente, humilhantes na fala ou da forma de falar do outro, essa ações tem atingido principalmente a grupos sociais com menor prestígio, tanto no conhecimento intelectual ou social.

Podemos encontrar essas noções de preconceito lingüístico, nas principais variações:

• Histórica (associadas as palavras em desuso, ou seja, expressões de fala ou pronuncias que deixaram de ser mencionadas com o tempo, exemplo comum “mil reis”, “tostão”, etc.).

• Geográfica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com