TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Dependencia

Artigo: Portifolio Dependencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  4.703 Palavras (19 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 19

PORTIFÓLIO

QUESTÃO 01 – COMPLEMENTO DA RESPOSTA

ASPECTOS POSITIVOS:

Oportunidade para IES

• No caso dos setores de Infra Estrutura, os investimentos ja estão ocorrendo e os resultados colhidos. Uma IES que deseje explorar em profundidade as Oportunidades oriundas dos Grandes Jogos 2014 e2016, poderá desenvolver parcerias de curto prazo com as empresas que ja estão atuando nessa questão. Especificamente indústria da construção, transporte aéreo e infraestrutura aeroportuária e turismo, hotelaria e lazer, no sentido de desenvolver cursos de capacitação e treinamento para as necessidades de curto prazo dessas organizações.

• Existirá um incremento no ensino de Português para Estrangeiros á um incremento no ensino de Português para Estrangeiros

• O governo projeta que os impactos econômicos produzidos pela concentração de quase R$ 30 bilhões

em investimentos no ápice do calendário esportivo da próxima década – a Olimpíada – se multiplicarão por quatro vezes em 2027, gerando mais de R$ 100 bilhões em riquezas no País, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). As três atividades com maior potencial para recebimento de investimentos em decorrência dos eventos

esportivos são indústria da construção, transporte aéreo e infraestrutura aeroportuária e turismo ,hotelaria e lazer. Tais atividades, diretamente relacionadas com os megaeventos, já contam com uma participação expressiva do setor privado e devem passar a receber maiores estímulos dos governos federal e local.

uma pesquisa realizada pela FGV Projetos, a pedido da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), revelou que – apenas a Copa do Mundo de 2014 - deverá gerar 3,6 milhões de empregos no Brasil.

Esses empregos "pontuais e temporários", assim como em outros Picos de Contratação de Freelancers Tendem a se tornar empregos de longo prazo dependendo do desempenho mostrado durante o campeonato.

E esses empregos não devem ser gerados somente no ano da Copa. De acordo com a Catho Consultoria em RH, agora, cinco anos antes do evento, o mercado de recrutamento já está se movimentando, estimulado pelas empresas brasileiras.

Pontos negativos

Segurança para o turismo

O papel das forças de segurança pública em eventos de grande aglomeração popular, como um dia de jogo da Copa, é importante e indispensável. Os agentes policiais e de ordem acabam por ter interface com o público e com turistas e, por isso, merecem também receber treinamento sobre atendimento, noções de idiomas e sensibilização quanto ao turismo.

Da mesma forma, bombeiros e agentes de defesa civil necessitam de treinamento para relacionamento com turistas. Os procedimentos de emergência são prioridade para grandes eventos. Culturas diferentes podem ter percepções variadas sobre os procedimentos adotados no Brasil. O correto treinamento das forças de segurança pode ajudar no comando de situações de pânico ou aglomerações. Parte dos destinos-sede de jogos da Copa do Mundo não conta com uma delegacia especializada para o turismo, mas todos têm oficiais ou soldados de Polícia Militar especializados emt urismo. Dada sua característica indutora de turismo regional, os núcleos de segurança são tão importantes quanto os batalhões.

Em geral, há carência de programas de qualificação do efetivo da Polícia Militar, visando à sensibilização para a atividade turística e instrumental de idiomas. Em média, estima-se que 5% do contingente possui conhecimento em uma segunda língua.

As Secretarias de Segurança Pública e os órgãos de gestão em turismo mantêm uma boa relação, mas, na grande maioria das cidades-sede, ainda não há um programa formal de cooperação para o turismo.

HOTELARIA

Os dois principais pontos de carência são atendimento ao cliente e proficiência em idiomas. Porém, há também a necessidade de integração dos sistemas de segurança, como brigadas de incêndio e segurança particular, para lidarem com situações de emergência que envolvam turistas estrangeiros.

Diante do crescimento do setor hoteleiro, principalmente na categoria econômica, há necessidade de qualificação dos empresários quanto às estratégias de negócios para o futuro das cidades e os novos processos de cooperação empresarial. Em geral, há boa relação entre os gestores, administração pública turística e associações de classe

Alimentação

Por considerar a alimentação um item diretamente relacionado ao cotidiano do turista, os prestadores

deste serviço devem estar cientes sobre os procedimentos de manipulação segura de alimentos e adotá-los ,garantindo ao visitante uma experiência positiva. Independentemente do porte, da localização, ou mesmo do seu grau de formalização, é fundamental que o alimento servido esteja em condições apropriadas para o consumo. Este é um item que carece de maior atenção da gestão pública cidades sede dos Grandes Jogos.

Receptivo.

Para alcançar resultados competitivos, é necessária, além da infraestrutura básica, a existência de serviços que viabilizem a circulação dos turistas pelo destino. A estruturação do turismo receptivo de forma profissional, com oferta de produtos e serviços com qualidade e segurança, é um dos fatores que confere ao turista a satisfação de suas expectativas. Os guias de turismo desempenham um papel importante nesse contexto, pois atuam como interlocutores locais. Um destino competitivo deve ser capaz de oferecer guias bem preparados, devidamente credenciados e fluentes em idiomas.

Com exceção das grandes capitais turísticas, há um número limitado de guias de turismo multilíngues e carência de estruturação e planejamento de longo prazo. A correta articulação com as lideranças públicas pode proporcionar melhor escalonamento de visitas, principalmente para os destinos que ainda têm seu potencial de visitação em estudo.

Serviços em Geral.

Além dos serviços tradicionais, normalmente utilizados em viagem, como hospedagem, alimentação e receptivo, existem outros que são igualmente importantes durante a estadia em destinos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com