TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Em Grupo UNOPAR 1°S

Artigo: Portifolio Em Grupo UNOPAR 1°S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 FUNDAMENTOS E TORIA ORGANIZACIONAL...................................................4

2.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.............................................................5

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.....................................................................6

2.4 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM..........................................................................7

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................9

REFERENCIAS..........................................................................................................10

1. Introdução

As empresas deste século são constantemente alvo de estudo e observação. A Administração, desde seus primórdios, divisa, na empresa, seu comportamento organizacional, seu modo comunicativo, a cultura das partes que interagem com a mesma, e muitos outros fatores que são motivos de estudo em sala de aula. Por meio de seus estudos, a Administração textualizou teses e teorias que se alocam com contundência aos alicerces e componentes peculiares de uma definida empresa.

Interligando-se ao já supracitado, este trabalho veio como tal à, deste modo, servir de canal educacional, onde, pelo devido, podemos ver na prática a textualização dos mais variados estudos referentes às empresas humanas. Ademais, podemos inter-relacionar os conteúdos vistos em sala às teias compositoras da empresa, por meio de ações práticas que nos provocam um pensamento sistemático e interdisciplinar.

Ao visitarmos a empresa escolhida a estudo, procuramos colher informações sobre o modo produtivo e comunicativo da mesma, logo após, buscamos encontrar aspectos teóricos, na empresa, que direcionassem ações empresariais em seu cotidiano organizacional.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ISRAEL

A partir das reuniões dentro do grupo, debates e sugestões sobre qual seria a empresa relatada no trabalho, ficou decidido o estudo da Associação Comercial e Empresarial de Tauá – ACET. A mesma está devidamente localizada na Av. Cel. Vicente Alexandrino Sousa, 21 – Bairro Tauazinho – Tauá/CE – CEP 63660000.

A Associação Comercial e Empresarial de Tauá foi fundada em 16 de julho de 1967. Sendo esta associação uma agremiação das diversas classes em atuação no comercio dos Inhamuns, através do associativismo. Sua fundação é fruto da união de comerciantes que almejavam a existência de uma entidade que os apoiasse e fortalecesse, especialmente nos momentos de conquista dos seus direitos.

O seu primeiro presidente, e então fundador, Dr. Fco. de Assis Lemos Dias, que desde o princípio buscou lutar de forma dedicada pela defesa dos comerciantes da região, frente a problemas de infraestrutura e direitos dos mesmos.

O atual presidente, Pedro Gonçalves Siqueira, tem grande participação na realização de serviços prestados a entidade, tendo em destaque a busca e conquista pela infraestrutura do prédio da Associação em julho deste ano de 2013, para benefício e bem estar de todos os associados.

Como marco em sua história, a ACET não poderia deixar de lado as primeiras organizações a participarem do associativismo, tendo hoje grande parcela destas mesmas empresas associadas desde a sua fundação. Como membro mais antigo e fiel ao cumprir de seus deveres como associado, temos descrito no livro de cadastro dos primeiros associados da entidade, Francisco Paiva Melo, dono do ainda existente “Posto Central”, localizado no centro de Tauá.

Hoje a Associação Comercial e Empresarial de Tauá vem lutando para alavancar seu setor produtivo que são seus serviços, e que os mesmos venham beneficiar os associados e toda economia da região, possibilitando com que o comercio dos Inhamuns seja destaque em seus feitos.

Apesar da associação ser classificada como Micro Pequena Empresa, a sua estrutura organizacional e as funções que nela existem são bem estruturadas, com maior parte das decisões vindas da diretoria, mas todos seu grupo de colaboradores e associados também contribuem para esse sucesso organizacional, mesmo não tendo ênfase nas teorias administrativas, a empresa busca uma gestão de qualidade para atingir seus objetivos

2.2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL POLLYANNA

A ACET em sua estrutura organizacional está dividida em níveis hierárquicos, como podemos observar também em empresas de outros seguimentos, tendo como o objetivo de uma melhor fluidez das ideias e metas. Em se falando do nível estratégico, na Associação Comercial e Empresarial de Tauá, temos, o presidente, sócios da associação e os diretores. Já no tático e operacional temos a presença de uma única pessoa, o que é característica do mundo contemporâneo, onde os profissionais possuem uma característica multifuncional.

A associação, apesar de não ter uma base teórica em relação a administração como já citado, ela possui características próximas a Teoria Clássica de Henry Fayol, pois a maioria das decisões tomadas na mesma tem ênfase na estrutura que deve ter para ser eficiente, investindo em reuniões e planejamentos com todo grupo.

Pode se destacar na empresa, o uso da ferramenta PODC nas tomadas de decisões na área do Marketing, pois a mesma além de preocupada com sua estrutura também dá ênfase na sua promoção de sua imagem. Podemos descrever abaixo o procedimento de Planejamento, Organização, Direção e Controle:

• Planejamento: Ocorre através de reuniões com todos os níveis da empresa, onde irão ser discutidos resultados anteriores e a partir desse momento serão planejadas novas e construtivas propostas, levando a criação de metas para se alcançar um objetivo determinado que é a promoção da imagem da mesma.

• Organização: Após os debates

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com