TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio De Grupo UNOPAR

Trabalho Universitário: Portifolio De Grupo UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Em uma relação de negócios, ambas as partes devem se respeitar e usar de bons valores morais e éticos, surgindo assim, uma relação de confiança e de respeito entre ambas as partes. Uma entidade que se embasa em princípios éticos, segue corretamente as normas e leis existentes, cumpre com suas obrigações perante o poder público e é justa com todos os que estão vinculados à ela, desde sócios até clientes e funcionários.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTABILISTA

Com base no texto “O caso Schincariol”, pode ser citado que o contador da empresa não cumpriu com alguns dos princípios que fazem parte do Código de Ética do Contador.

Capítulo 2 – Art. 3 - II - assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe; (CFC. Código de ética profissional do contador).

O contador da empresa citada feriu o código de ética do profissional contábil, assumindo tarefas que são crimes de várias naturezas, gerando assim um desprestígio para a classe contábil e para a sua profissão. Todos os profissionais da contabilidade, devem ser éticos o bastante para assumir serviços que não irão comprometer a classe de profissionais que este representa, exibindo uma postura digna de um profissional que é correto em seus negócios.

Capítulo 2 – Art. 3 - VIII – concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção; (CFC. Código de ética profissional do contador).

Os crimes que o contador da empresa citada cometeu, também ferem o código de ética do contador, pois o tal se dispôs a contribuir com seus serviços, para cometer atos ilícitos e fraudulentos contra a legislação.

Capítulo 2 – Art. 3 - IX – solicitar ou receber do cliente ou empregador qualquer vantagem que saiba para aplicação ilícita; (CFC. Código de ética profissional do contador).

Se o contador da empresa citada recebeu alguma vantagem para ser cúmplice nos crimes, também feriu o código de ética do contador.

2.2 O COMPORTAMENTO DO CONTADOR

O contador da empresa Schincariol teve participação ativa nos crimes cometidos pela empresa. Ele se comportou de forma passiva diante das situações ocorridas, mas estava ciente de que a empresa estava cometendo um crime, e que ele era o profissional que estava por trás de tudo.

2.3 PENALIDADES QUE O CONTADOR PODERÁ SOFRER

Por não ter seguido o código de ética do contabilista, o contador sofrerá penalidades descritas no capítulo V do código de ética do contador:

Art. 12 – A transgressão de preceito deste Código constitui infração

ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das

seguintes penalidades:

I – Advertência Reservada;

II – Censura Reservada;

III – Censura Pública. (CFC. Código de ética profissional do contador).

3.0 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Assim como em outras empresas, na empresa Schincariol, os líderes da empresa não usaram da ética em seus negócios. O comportamento de um líder deve ser sempre correto.

A empresa teve um grande crescimento durante o tempo em que cometia os crimes, o patrimônio cresceu e os empresários lucraram muito com a empresa. A contabilidade teve um papel fundamental no crescimento dessa empresa, pois vinha do contador todas as informações necessárias para seu crescimento, tais como a compra de equipamentos, veículos e todo o patrimônio da empresa. Más a empresa cresceu de forma desonesta, deixando de pagar os tributos devidos à ela, e cometendo crimes para enganar o governo.

4 CONCLUSÃO

A ética faz parte da vida de qualquer profissional. São valores que todos os profissionais devem colocar em prática, além disso, atualmente a responsabilidade social é um grande requisito para a escolha de um bom profissional.

REFERÊNCIAS

Conselho Federal de Contabilidade. Código de ética do contabilista. Disponível em: <www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_803.doc> Acesso em 15 mai. 2014.

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »