TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual

Exames: Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 – Microeconomia e Macroeconomia

2.1.1 - A inflação. É um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo:

“ A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de setembro atingiu 0,35% e ficou acima da taxa de 0,24% registrada no mês de agosto. No ano, a variação chega a 3,79%, próxima a de igual período de 2012, quando ficou em 3,77%. Considerando os últimos 12 meses, o índice ficou em 586%, abaixo dos 6,09% relativos aos 12 meses anteriores. Em setembro de 2012, a taxa havia ficado em 0,57%.” (Revista Veja. 09/10/13).

A inflação sobe, os preços sobem também, fazendo com que o poder de compra de um determinado produto diminua. E pelos números citados na reportagem acima, ela aumenta consideravelmente a cada ano.

2.1.2 – Taxa de Juros, ou taxa do crescimento do capital. É a taxa de lucratividade recebida em um investimento. De uma forma geral é apresentada em bases anuais podendo também ser utilizada em bases semestrais, trimestrais, mensais ou diárias, e representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo:

“O Comitê de Política Monetária aumentou a taxa básica de juros da economia pela quarta vez consecutiva. Houve aumento no rendimento da Caderneta de Poupança. Em um cenário em que a alta do dólar pode colocar ainda mais lenha na inflação, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, por unanimidade, subir a taxa de juros pela quarta vez seguida. “A decisão de 0,5 ponto, que era a mais esperada pela maior parte dos analistas, reforçou o compromisso do Banco Central com o combate da inflação no momento em que a taxa de câmbio se deslocou para um patamar mais alto e representa um risco de pressões inflacionárias adicionais”, diz Fernando Fix, economista-chefe da Votorantim Asset. A alta de 0,5 ponto percentual elevou a taxa Selic para 9% ao ano. Em nota, veio a mesma explicação das duas reuniões passadas: a alta de juros contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar essa tendência para o próximo ano.” (Jornal da Globo - Edição 28/28/13).

A alta de juros da poupança, segundo a reportagem acima, faz com que a inflação diminua para o próximo ano.

2.1.3 – Taxa de Câmbio. É o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo:

.

“Segundo o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central divulgado nesta segunda-feira, 30 as exportações brasileiras respondem mais às condições de demanda global do que às variações cambiais. “ A evidência indica que as exportações brasileiras não seriam muito afetadas pela taxa de câmbio real. Essa avaliação se apoia na estimativa de baixa elasticidade do preço da demanda pelos produtos de maior pes na pauta de exportações brasileiras, notadamente das commodities”, diz o BC.” (Jornal da Globo - Edição 28/28/13).

A reportagem acima, mostra que a taxa de câmbio não interfere muito nas exportações, já as importações são mais dependentes tanto do nível da demanda quanto da taxa de câmbio real.

2.2 – Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial

2.2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com