TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual

Trabalho Universitário: Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Projeto de Desenvolvimento Econômico Local no Município de Cantagalo..........5

....................................................................................................................................................6

....................................................................................................................................................7

3 CONCLOSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS...........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento econômico local passa a ser discutido amplamente no Brasil a partir de um contexto de maior autonomia das gestões locais e de transformações socioeconômicas, com a finalidade de minimizar a crise nos estados.

O presente trabalho tem por finalidade analisar de forma simples e objetiva o desenvolvimento econômico local, seu conceito, sua importância e formas de implementação.

Objetiva ainda, demonstrar as ações de órgãos responsáveis pela gestão de desenvolvimento econômico e projetos em andamento no município de Cantagalo, como o “Comunidade Cidadã” implementado pelo Instituto Holcim, em parceria com o poder público municipal e outras empresas.

O “Comunidade Cidadã” visa capacitar pessoas de algumas comunidades atendidas pelo projeto, para tornarem-se líderes ou presidentes de associações de bairros, sugerindo práticas e ações capazes de promover mais qualidade de vida aos cidadãos cantagalenses.

2 DESENVOLVIMENTO

A crise nos Estados nacionais inicia-se quando os próprios estados começaram a sofrer transformações e turbulências por conta dos modelos de desenvolvimento e planejamento econômico realizados e conduzidos de cima para baixo, de forma hierarquizada e não regionalizada.

Ao perceber que a estratégia para desenvolvimento deveria ser inversa, os municípios passam a ter mais importância no desenvolvimento econômico constituindo-se agente transformador da economia capitalista, uma vez que priorizando o desenvolvimento local, há uma melhoria das condições de vida da população como um todo, minimizando assim, problemas estatais.

O propósito do Desenvolvimento Econômico Local é construir a capacidade econômica de uma determinada área para melhorar sua perspectiva econômica e a qualidade de vida de todos. Este é um processo pelo qual os parceiros públicos, o setor empresarial e os não governamentais trabalham coletivamente para criar condições melhores ao crescimento econômico e geração de emprego.

O desenvolvimento econômico local está sendo cada vez mais usado para fortalecer a capacidade local das comunidades de uma região, melhorar o ambiente para investimentos e aumentar a produtividade e a competitividade dos negócios locais, dos empreendedores e dos trabalhadores.

O governo municipal tem o papel fundamental de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e o sucesso dos negócios.

Pela sua natureza, o desenvolvimento econômico local é decorrente de uma parceria entre o setor de negócios, os interesses da comunidade e o governo municipal. Em geral, as estratégias do desenvolvimento econômico local são planejadas pelo governo local em conjunto com os parceiros dos setores públicos e privados. (SWINBURN , GOGA, MURPHY, 2006)

A implementação é conduzida pelos setores públicos, privadas e não governamentais de acordo com as habilidades e capacidades de cada um.

2.1 Projeto de Desenvolvimento Econômico Local no Município de Cantagalo

No município de Cantagalo, há um projeto de desenvolvimento econômico voltado para comunidades carentes, com o intuito de capacitar alguns moradores a tornarem-se líderes comunitários e presidentes de associações de bairros.

O projeto chama-se “Comunidade Cidadã” e foi criado e implementado em 2005 pelo Instituto Holcim em parceria com o poder público municipal e outras empresas interessadas em promover cada vez mais qualidade de vida e bem estar às comunidades participantes.

“Comunidade Cidadã” é um projeto contínuo, que forma turmas regularmente e tem como público alvo representantes de associações de bairros. Seu objetivo é melhorar a capacidade gerencial das organizações e fortalecer as lideranças locais, desenvolvendo e capacitando pessoas com talento para liderança ou aperfeiçoar os já existentes.

O Instituto Holcim é uma entidade sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com