TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual

Dissertações: Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  4.175 Palavras (17 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO – 7º SEMESTRE

ELAINE GONÇALVES DE SOUZA

ELIZABET PEREIRA BATISTA

GEISIANE BERNADO DA SILVA RODRIGUES

GIRDEANE DA SILVA ROCHA

JULIANA FERNANDES DOS SANTOS RIBEIRO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Niquelândia - Goiás

Novembro/2013

ELAINE GONÇALVES DE SOUZA

ELIZABET PEREIRA BATISTA

GEISIANE BERNADO DA SILVA RODRIGUES

GIRDEANE DA SILVA ROCHA

JULIANA FERNANDES DOS SANTOS RIBEIRO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Projeto apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Aministração Orçamentária e Financeira, Mercado de Capitais e Direito Tributário.

Professores: Fábio Proença; Karen Mangonotti; Vânia Silva e Janaína Vargas.

Tutor de Sala: Celso Júnior

7º Semestre.

Niquelândia - Goiás

Novembro/2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 5

2.1 Administração financeira e orçamentaria 5

2.2 O Mercado de Capitais 7

2.3 Direito tributário 9

2.4 Impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições sociais e empréstimo compulsório. 11

2.5 Educação fiscal no brasil 12

2.6 Entrevista 12

2.7 Análise das Informações Coletadas 16

2.8 Identificação de Problemas 16

3 CONCLUSÃO 18

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

1 INTRODUÇÃO

A principal característica deste início de século é a velocidade das mudanças que ocorrem em todas as áreas: econômicas, sociais, culturais, científicas, tecnológicas, institucionais e principalmente da administração empresarial. Apresentaremos neste trabalho algumas destas características, embasados em pesquisa e no conhecimento adquirido com as disciplinas do semestre: Administração financeira e orçamentária, Mercado de capitais e Direito tributário. Mostraremos que o administrador financeiro da empresa deve ser um profissional competente e conhecedor da área, pois a estatística mostra que uma grande maioria das empresas abertas no país fecha as portas até o terceiro ano por falta de planejamento, principalmente da administração financeira e orçamentária.

Falaremos também sobre o mercado de capitais que é uma série de medidas administradas pelo governo federal que, regulamenta as operações de transação econômica e comercial do país. Funcionando também como uma importante ferramenta de capacitação financeira aos empreendimentos.

Analisaremos também o direito tributário, sobre o porquê de pagarmos impostos e outras taxas, que são devidas. Esclarecendo a importância que estes tributos têm para a União. Concluiremos o trabalho com uma entrevista realizada em uma empresa de pequeno porte, onde analisaremos e iremos sugerir técnicas administrativas.

2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

2.1 Administração financeira e orçamentaria

A grande maioria dos fracassos empresariais tem fortalecido a convicção de que a principal razão da chamada mortalidade precoce das pequenas e médias empresas é a falta da habilidade gerencial de seus administradores. Estas empresas normalmente nascem através de uma ideia de negócios proposta por empresários que conhecem profundamente a função técnica a ser exercida, porém não se preocupam com a função administrativa financeira e orçamentária da empresa. Esses empresários acreditam que, produzindo bens de alta qualidade e demanda, estão dispensados de dedicar tempo à boa administração, relegando esta tarefa a funcionários sem preparo, ao invés de contratarem alguém apto para fazê-lo em seu lugar. Empresa alguma poderá crescer ou mesmo sobreviver, sem um gerenciamento adequado na área administrativa.

A gestão financeira e orçamentaria é um instrumento ou procedimento utilizado para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando as melhores aberturas para a direção financeira e financeira da empresa. É considerada a arte e a ciência de administrar recursos financeiros para maximizar a riqueza dos sócios ou acionistas.

Um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras e orçamentaria da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do património por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

A administração financeira visa a uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral, escassos. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira.

É por falta de planejamento e controle, que muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com