TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual

Artigos Científicos: Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  274 Visualizações

Questão 1

Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação: Como esse tipo de organização diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Resposta:

As organizações burocráticas têm como sua filosofia, a racionalidade, a lógica do ato em si, tem um regime interno praticamente inflexível e segue uma lógica estatal. Os funcionários são contratados, nomeados ou eleitos de maneira direta, com base em suas competências técnicas, com salários e jornada de trabalho fixo.

Já empresas como a IBM, são consideradas organizações inteligentes que tem como características a permeabilidade, a flexibilidade e a sua interligação em rede. É uma transnacional que não tem vínculos com o país que está instalado, tendo assim alta mobilidade. A contratação de seus funcionários é dividida em: estagiários (sem vinculo empregatício), contratados (por determinado período de tempo) e os subcontratados (que são trabalhadores que frequentam diariamente a empresa que trabalham, em conjunto com os demais funcionários).

A contratação de seus funcionários segue certa seqüência lógica. O individuo é admitido como estagiário, e se aprovado é contratado temporariamente e, caso haja interesse e uma boa avaliação é efetivado.

Há também os subcontratados que são trabalhadores que freqüentam diariamente a empresa, trabalham em conjunto com os outros mas são terceirizados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com