TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual

Pesquisas Acadêmicas: Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Microeconomia e Macroeconomia 4

2.2 Métodos Quantitativos....................................................................................6

2.3 Ética, Política e Sociedade..............................................................................8

3 CONCLUSÃO...............................................................................................10

REFERENCIA.......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido tem como objetivo a interdisciplinaridade e dos conteúdos das disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Politica e Sociedade e Seminário, possibilitando uma visão sistêmica da organização de forma ampla.

O Mercado globalizado com as crescentes competições e aumento da demanda por produtos exigem das empresas qualidadade, preços, melhores condições de entrega, valorização do cliente e eficiência em todos os processos de atendimento e na prestação de seus serviços. Para manterem-se competitivas e acompanhar a demanda do mercado, as empresa utilizam muitas ferramentas estatisticas como controle e análise de seus processos e na tomada de decições.

No trabalho desenvolvido será abordado a importãncia da estatística, bem como os vários tipos de gráficos que podem ser utilizados como indicadores de vendas, rentabilidade e outros fatores.

Outro assunto abordado no trabalho é a Responsabilidade Social, outro fator de competitividade que a empresa pesquisada tem como marca.

2 DESENVOLVIMENTO

Dentro do contexto social e econômico, o Mercado é o local em que a demanda da oferta e procura sem juntam para formar o preço dos bens de consumo e serviços. O Mercado representa qualquer lugar onde grupos de pessoas se reunem para vender e comprar bens e serviços. Com os avanços tecnológicos e da internet, não é preciso a presença física para se consumar o mercado, que também passou a ser virtual.

No Mercado, a venda de um produto ou serviço depende da oferta. A oferta e a procura dependen de variáveis do Mercado e variam conforme a região, muinicipio, cidade, clima, demografia e o estilo de vida dos consumidores.

São neste contexto mercadológico que estão inseridas as indústrias, lojas, supermercados, empresas prestadoras de serviços e outras diversas empresas que movimentam o Mercado e consequentemente a Economia.

Para ilustrar a atuação de uma empresa no Mercado, foi realizada uma pesquisa em um grande supermercado que tem várias lojas distribuidas em vários pontos estratégicos da cidade e da região.

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

 Nome da Empresa: SDB – Comércio de alimentos Ltda – Comper Hipercenter Campo Grande.

 Filial – Av. Tamandaré.

 Ramo de atividade: Comércio e distribuidora de alimentos

 Número de funcionários: 7.000 em média em toda a rede.

O Comper se destaca entre as grandes distribuidoras de alimentos da cidade e do Centro-Oeste. O Hipermercado dispõe de uma completa infra-estrutura para oferecer conforto e comodidade aos clientes.

As linhas de produtos comercializados pelo mercado são amplas e variadas. Têm produtos de alimentação em geral, bebidas, produtos de limpeza, lanchonertes, padaria, açougue, frios, produtos de higiene pessoal, utensílios para casa e varios outros produtos que propicia ao cliente comprar tudo o que precisa na loja, sem precisar recorrere ao concorrente.

A clientela do hipermercado é bastante variada. É um hipemercado que atende a todas as classses socias, seja baixa, média e alta, principalmente devido às ofertas promovidas em dias variados. O supermercado é frequentado por homens, mulheres e crianças de todos os níveis de escolaridade.

Quanto aos produtos, a preferência é pelas marcas mais conhecidas e variam conforme o gosto e poder de compra do cliente. Quando os preços destes produtos estão mais altos, normalmente ele é substituido por outro que apresenta quase as mesmas caracteristicas daquele que ele deixou de comprar.

O gasto médio dos clientes varia muito dentro do mês e não há uma estatistica sobre estes gastos. Normalmante os dados são feitos sobre as vendas totais do dia ou por saida de produtos dos diversos setores. O pagamento das compras de 90% dos clientes é feito por cartão de crédito e pelo cartão Compcard. Vendas pagas em espécie e em cheques são menores.

A empresa revisa constantemente seus preços, pois há outros grandes concorrentes na cidade. A decisão de manter ou aumentar os preços dos produtos varia de acordo com o aumento ou diminuição da demanda, da oferta, custos e outras variáveis que podem interferir no preço.

A negociação com os fornecedores é feita buscando sempre os melhores preços através de contrato global de fornecimento com liquidação mediante contra entrega, ou outra forma se necessário. A cotação de preço faz parte do processo de compra. O setor sempre busca os melhores produtos com os menores preços para serem competitivos no Mercado.

Na cidade existem grandes concorrentes como o Supermercado Extra, Carrefour, Walmart e outros. Todos eles usam estratégias diversas, mas as mais comuns são as ofertas em determinados dias fixos da semana, como a “quarta – extra” e outras que variam conforme o dia e mês.

É neste contexto que a Economia, como Ciência Social têm grande importância, pois ela estuda a utilização dos resucursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfação das necessidades humanas, buscando descobrir como o mundo econômico funciona, por meio da análise do funcionamento do sistema econômico.

Para entender, analisar ou resolver os problemas econômicos que a economia se subdividiu em grandes áreas de interesse: A Microeconomia e a Macroeconomia.

A Macroeconomia, também conhecida como teoria da renda se ocupa em estudar o funcionamento do sistema econômico como um todo, utiliza como meio de estudo os grandes agregados econômicos, tais como produto, investimento, renda, inflação e balanço de pagamentos. Os objetivos de políticas macroeconômicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com