TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual

Artigos Científicos: Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................04

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................07

5 REFERENCIAS.......................................................................................................08

1 INTRODUÇÃO

A elaboração do presente trabalho tem como principal objetivo associar os conhecimentos e conceitos teóricos apreendidos nas disciplinas desde semestre, na temática, artes visuais por ser uma contribuição para a experiência estética e apreciação da arte no contexto escolar.

Diante do exposto, considera-se que o ensino das artes visuais é de suma importância. O professor tem papel primordial no desenvolvimento do indivíduo, possibilitando-o ter a oportunidade de ampliar, transformar e enriquecer sua experiência de vida.

2. DESENVOLVIMENTO

As artes visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. O ensino de arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade, como apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte.

[...] o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e que, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce; é tarefa do professor propiciar essa aprendizagem por meio da instrução, no decorrer de suas experiências de buscar meios para transformar idéias, sentimentos e imagem em um objeto, podendo ser orientada pelo professor e nisso consiste sua contribuição para a educação no campo da arte. (PCN, 1998, p22)

Durante sua vida, a criança procura explorar aquilo que a rodeia através do tato, da manipulação dos objetos aguçando sua curiosidade. Cabe ao professor explorar essa curiosidade, buscando desenvolver atividades que instiguem essas características. Um bom aliado são as atividades artísticas que envolvem a modelagem e a pintura

O referencial curricular nacional para a educação infantil (1998,p92 v.3) diz que:

Embora todas as modalidades devam ser contempladas pelo professor, a fim de diversificar a ação das crianças na experimentação dos materiais, do espaço e do próprio corpo, destaca-se o desenvolvimento do desenho por uma importância ao fazer artístico e na construção das demais linguagens visuais (pinturas, modelagem, construção tridimensional, colagem).

È de fundamental importância que cursos de formação inicial e continuada de professores que atuam ou atuarão na educação infantil, haja espaços para diálogos e aprendizagens acerca das artes visuais, proporcionando, alem do contato com os objetos artísticos de diferentes épocas e procedências, o contato com os procedimentos que os constituem, facilitado a leitura e interpretação destes, para que os professores tenham maior segurança ao fazer suas escolhas ao planejar suas aulas.

A estética vem sendo utilizada com freqüência para conceituar uma educação voltada para a formação ampla do sujeito, que contemple as diversas esferas que compõem a ser humano como o racional, a corporal e sensível. Portanto, a dimensão estética é fundamental para a formação humana, e é por meio da arte que a formação estética tem grande potencial para acontecer e tornar possível a desenvolvimento de diversas habilidades humanas.

Podemos perceber a importância da arte como conhecimento e formação estética ao pesquisamos a vida e obra de uma grande artista do movimento modernista brasileiro.

Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886. Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes visuais. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.

Em 1920, Tarsila foi a Paris, onde teve o primeiro contato com a arte moderna européia. Conheceu os trabalhos de Pablo Picasso (1881-1973) e a vasta produção de dadaístas e futuristas. Retratados no que originaria a pintura da fase pau-brasil, em 1924. Em 1928, Tarsila criou a tela Abaporu (aba: homem; poru: que come carne humana, em tupi-guarani) e deu-a de presente a seu marido, Oswald de Andrade, fato que estimulou o escritor a criar o movimento antropofágico.

Tarsila integrava a vanguarda intelectual e artística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com