TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual

Casos: Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de pesquisar sobre temáticas referente a administração a partir da articulação dos conteúdos das disciplinas Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade. Comportamento Organizacional, aplicando o conhecimento à prática por meio da resolução de um estudo de caso.

A globalização da economia, as Tecnologias da Informação e Comunicação que vem derrubando e enrijecendo barreiras alfandegárias, estabelece novos padrões de organização do trabalho dentro das empresas, determinando como principais diferenciais, o conhecimento e a competência na sua aplicação. Novos paradigmas emergem nesse cenário globalizado, onde a pouca competitividade é substituída por competição global, estabilidade pela mudança, previsibilidade pela incerteza, individualismo pela parceria, rigidez hierárquica pela flexibilidade, crescimento da população pela diminuição da população, segurança no emprego pela empregabilidade e serviço temporário, diploma pela educação continuada, entre outros paradigmas.

Assim, este trabalho tem como objetivo pesquisar como as organizações têm lidado com a flexibilidade no que diz respeito à estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais, e como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas. Pretende-se ainda, analisar como as empresas apresentadas no texto, empresas de tecnologia como a IBM, Facebook e Google, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado, sendo referência de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Discorreremos ainda sobre a teoria e os modelos clássicos de gestão e comprando-os a outros modelos. Por fim, abordaremos o que, segundo o texto, é “uma tendência que veio para ficar” que são os freelances, suas vantagens e desvantagens.

Ademais, pretende-se através deste estudo oferecer subsídios necessários para que o aluno tenha ferramentas necessárias para pensar o negócio considerando as peculiaridades estratégicas da gestão organizacional.

DESENVOLVIMENTO

Diante das informações do texto, pressupõe-se que as organizações apresentadas: International Business Machines – IBM, Facebook e Google se diferenciem das chamadas organizações burocráticas devido à implementação das chamadas contratações porfreelancers, contratos esses, formado para especialistas conectados pela internet. Para isso, os contratados trabalham em suas próprias casas tendo de 12 (doze) horas a 7 (sete) dias para entregar os resultados recomendados. E um tipo de trabalho realizado em rede mundial, por vários profissionais, porém, não possui um escritório fixo, não há vinculo formal entre os profissionais e as empresas e nem possui um único patrão. Sendo assim, pode-se entender que esse venha a ser um novo estilo de paradigma ou de cultura organizacional administrativa caracterizado pelas citadas organizações, sendo esta uma ação que visa adequar os interesses tanto da própria empresa e a do cliente às necessidades do mercado atual, bem como, a satisfação do cliente e o êxito empreendedor. Assim, o avanço tecnológico, as mudanças do ambiente, a competitividade do mercado, os desafios que se apresentam, impõem flexibilidade, inovação e adaptação da empresa às demandas de transformações as quais envolvem as seguintes idéias:

Planejamento de Recursos Humanos, compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de recursos Humanos e o conseqüente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto, médio e longo prazos, tendo em vista assegurarem a realização das estratégias dos negócios, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudanças. (LUCENA, pag.84 1995).

Ainda segundo Lucena, o principal fator que estimula o planejamento são as mudanças do ambiente que, por sua vez, impõe mudanças nas organizações, obrigando-as a serem flexíveis ao se defrontarem com as demandas de transformações e assimilam novo enfoque do negocio e novas estratégias de atuação.

Sobretudo, vale ressaltar que esse tipo de coordenação se diferencia das chamadas organizações burocráticas porque além de oferecer contrato informal ao trabalhador proporciona relevantes benefícios para o contratante como: a redução de custo de contratação, aliado à flexibilidade e rapidez nos resultados dos negócios. Visto que, a força de traba¬lho temporária para o empregador fica fácil e mais barato e não fica estagnado e nessa dinâmica em¬barca e desembarca novos proje¬tos com maior rapidez e eficiência.

Assim, essa modalidade empregatícia não tendo vínculos com o País que está instalado e apresenta uma alta mobilidade justamente por buscar custos baixos e leis pouco rígidas. Enquanto que as organizações burocráticas adotam a lógica estatal e são comandadas pelo estado. Logo, o mundo empresarial exige dessa atual sociedade tecnológica e globalizada uma nova perspectiva de qualidade trabalhista que facilita, dinamiza e acompanha as mudanças mundiais.

Tendo em vista a velocidade alcançada através da tecnologia mundial atual, as empresas: IBM, Facebook e Google buscaram a partir de suas necessidades e particularidades adotar modelos clássicos de gestão os quais não se distinguem umas das outras, as contratações partem de um principio informal, o trabalhador executam tarefas especificas em determinado período. Assim, diante de tantos desafios nessa era de grandes transformações o consumidor vem se tornando a cada dia mais exigente e essa realidade pode ter contribuído para o novo e surpreendente planejamento estratégico dessas empresas que de tal modo tem alcançado boas realização de serviço ao cliente de forma mais sofisticada e avançada. Vale ressaltar que um dos problemas mais discutidos atualmente, mesmo nos países desenvolvidos, está relacionado com a defasagem entre o avanço tecnológico e a competência da mão-de-obra para operar essa tecnologia. E em alguns casos, nos países desenvolvidos defasagem da própria tecnologia, configurando a ciranda do atraso tecnológico, provocado pela carência de competência para desenvolvê-la e vice-versa.

Destarte, que a contratação de funcionários por meios não formais não descarta a exigência em selecionar profissionais capacitados, treinados e competentes para assumirem suas funções de forma responsável o que permite empregado e empregador maior precisão e confiabilidade do trabalho.

Assim sendo, respondendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com