TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual Administração

Casos: Portifolio Individual Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  3.401 Palavras (14 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONHECIMENTOS DE CUSTOS DE UMA EMPRESA 3

3 GECON 4

4 ABC 5

5 RKW......................................................................................................................8

6 Aspectos relacionados a competitividade das empresas 9

7 A importância da contabilidade para administrar uma organização. ............10

8 Conhecimento relacionado à matemática financeira e comercial na organização......................................................................................................11

9 CONCLUSÃO.....................................................................................................13

10 REFERÊNCIAS....................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem relatar a importância como as organizações inseridas nesse ambiente econômico globalizado preocupam-se com seus fatores de produção, buscando constantemente mecanismos, sistemas, procedimentos e formas que contribuam para aperfeiçoar a gestão, no sentido de que possam competir no mercado com nível de qualidade imprescindível a sua continuidade operacional.

Considerando-se que o ambiente no qual se inserem as empresas vem se tornando cada vez mais turbulento, onde alterações econômicas, políticas, sociais e tecnológicas determinam novas necessidades, tanto das empresas quanto daqueles que se utilizam destas para sua sobrevivência, o posicionamento competitivo vem se caracterizando como um dos campos da estratégia mais estudado nas organizações.

A necessidade de sobrevivência das organizações vem direcionando o desenvolvimento dos processos de planejamento estratégico o qual proporciona o direcionamento de estratégias, sendo que diversas ferramentas são desenvolvidas para auxiliar as empresas de forma a se alocarem competitivamente no mercado.

Alternativas de negócios e produtos, alocação e realocação de recursos, desenvolvimento de linhas de produtos, entre tantos outros aspectos, são exemplos de estratégias desenvolvidas na busca de um posicionamento competitivo. Avaliar o ambiente de concorrência das empresas passou a ser fator primordial para se determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa.

2 Conhecimentos de custos de uma empresa

As organizações, empresas ou qualquer outro tipo de entidade, não são estruturados por forças isoladas, que se interligam com a aparência de um todo fragmentado. Elas, ao contrário, são forças coesas e, guindadas pela sua missão e seus objetivos, promovem o desenvolvimento da comunidade, da cidade, da região e da macroeconomia em que estão inseridas. No cumprimento da sua missão, as organizações desenvolvem suas atividades econômicas, buscando cumprir suas principais funções: patriótica, mercadológica, tecnológica, social e econômica, o que torna os negócios mais atraentes e mais ricos em reciprocidade.

A função econômica não é a principal, mas é imprescindível. Auferir e aferir lucro são a exigências maiores de qualquer atividade econômica. As demais funções se revestem de significativa importância se a função econômica for atendida.

O lucro, sob qualquer título, é a seiva que nutre e robustece o patrimônio das entidades. Entretanto, o lucro não é apenas uma simples verificação de uma desigualdade. Se o valor da receita é maior do que o valor da despesa o resultado é lucro (R > D = L); o lucro é a consequência da soma parcial ou total de qualidade e produtividade, de emoção e razão, de intuição e logica, de capacidade empresarial e trabalho, de fé e persistência, de firmeza e equilíbrio, de vontade e garra.

O lucro deixou de ser atributo da receita, das vendas, mas, sim, função resultante dos custos incorridos, de tal modo que, almejar lucro, é conter custos. Lucros e custos são grandezas inversamente proporcionais. O lucro ser• máximo se o custo for mínimo.

Diante dessa realidade inconteste, as empresas não pequenas, médias e grandes não carecem de ferramentas eficientes, para serem utilizadas nos processos de gestão dos negócios. A institucionalização nas empresas de uma transformação comportamental alicerçada na pratica efetiva de nova cultura de custos, consubstanciada em técnicas modernas de produção e de administração de recursos financeiros e humanos, é o caminho mais eficaz para a boa gestão de custos. Em qualquer circunstância, é sempre possível conter custos, seja pela racionalidade das tarefas, pelo combate implacável aos desperdícios e pela eliminação dos supérfluos.

A boa gestão de custos nas empresas é dependente e consequente da coragem decisória dos administradores em mudar processos e comportamentos.

3 GECON

O sistema GECON é um modelo gerencial de administração por resultados econômicos, que incorpora um conjunto de conceitos integrados dentro de um enfoque holístico e sistêmico objetivando a eficácia empresarial e compreende basicamente os seguintes elementos integrados: um modelo de gestão empresarial, um sistema de gestão empresarial, um modelo de decisão, mensuração e informação do resultado econômico, apoiados por um sistema de informações para avaliação econômico-financeira.

Desta forma, os conceitos de gestão econômica são distribuídos e incorporados culturalmente para decisão e ação, em todas as áreas de responsabilidade da empresa, dentro de uma visão de parceria, coparticipação, corresponsabilidade e “accountability”, caracterizando, portanto uma “Controladoria Virtual”, com atuação à distância dentro de um conjunto único e integrado de conhecimentos. A seguir são descritos os vários componentes e principais conceitos do GECON.

A experiência no mercado aliados a uma sólida formação profissional fazem com que nossos Chefs e coordenadores imprimam sua marca pessoal em cada evento, garantindo assim o sucesso de sua festa.

4 ABC

O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com