TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Organização Escolar

Artigos Científicos: Portifolio Organização Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  2.381 Palavras (10 Páginas)  •  1.704 Visualizações

Página 1 de 10

1.INTRODUÇÂO

O presente portfólio tem como objetivo discutir a organização da instituição escolar, compreendendo a dinâmica das relações educativas, a construção e a aplicação dos instrumentos que regem a escola, a intervenção no contexto escolar das organizações coletivas e a elaboração do trabalho pedagógico. Compreendemos as concepções de planejamento de ensino e sua relevância para o desenvolvimento da prática pedagógica na escola, vimos a importância de se planejar em coletivo de colocar em prática o que foi planejado e a necessidade de reflexão das ações do professor.

É de grande importância a apresentação deste trabalho, pois para sua elaboração foi preciso vários dias de pesquisa, leitura dos livros, e visitas em uma escola o que fez com que nós participássemos um pouco mais da vida escolar, e a partir daí começamos a ver a escola com outros olhos passando do olhar de alunas para um olhar crítico de um futuro profissional.

Com realização da pesquisa na escola tivemos a oportunidade de vivenciarmos as práxis educativas, tendo a visão do planejamento sob a perspectiva dos docentes da instituição, percebendo a realidade da organização escolar.

2. DESENVOLVIMENTO

As relações educativas no cotidiano escolar

Discutir a organização escolar perpassa por uma profunda analise da função da escola e do professor nos dias de hoje. Perceber o papel dessa instituição nos contextos da sociedade pressupõe o entendimento do q queremos da educação e aonde queremos chegar como sociedade.

A sociedade tem avançado em vários aspectos, e mais do q nunca é imprescindível que a escola acompanhe essas evoluções, que ela conectada a essas transformações, falando a mesma língua, favorecendo o acesso ao conhecimento. É papel da escola formar cidadãos, dar aos alunos ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orienta-los para a vida, isso só acontece se a escola definir como meta o trabalho critico com os conteúdos a serem estudados pelos educandos.

Através desse trabalho critico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar para as novas gerações a importância de cada individuo e o seu papel na sociedade. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel dar ao aluno condições para se inserir no meio social.

Para LIBÂNEO (2004),a escola a qual a sociedade necessita hoje é aquela que inclui e que luta contra a exclusão econômica, politica, cultural e pedagógica, promovendo a formação básica, como ler e escrever, formação cientifica, estética e ética do desenvolvimento cognitivo e operativo. É o espaço que sintetiza a cultura vivenciada no dia a dia, a cultura formal e o conhecimento sistematizado. A escola deve considerar o aluno como sujeito de seu próprio conhecimento.

O professor, por sua vez, é um dos principais interlocutores para o contexto escolar, ele exerce contato direto com o aluno, como o condutor do processo de ensino e aprendizagem. Atarefa principal do professor é o ensino, ele deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de leva-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transforma-la.

O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Antes ele detinha o conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado, porém esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão critica dos conteúdos.

Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender ler a realidade, para que possam construir opiniões próprias. Mas, para que isso ocorra o professor deve acreditar naquilo que faz, a partir do momento que ele decide por essa profissão, tem um grande desafio pela frente, a busca incessante pelo conhecimento é essencial para que se torne um sujeito critico e reflexivo, podendo assim adaptar sua prática em sala de aula de acordo com os contextos. O professor não conseguira desenvolver em seus alunos a consciência critica e reflexiva se ele mesmo não exercitar isso ou conceber essa prática como essencial para o alcance do objetivo do seu trabalho.

Os processos de encaminhamento das ações dentro das instituições de ensino se dão também a partir das relações entre os sujeitos que ali se manifestam. Tanto alunos quanto professores, diretores e pedagogos e pais necessitam compreender o projeto pedagógico proposto, para que se tornem sujeitos do processo não meros objetos. Todos devem partilhar da mesma concepção, desenvolvendo um trabalho conjunto e interligado, como sujeitos reflexivos, críticos e pesquisadores, inclusive com a articulação da própria comunidade e a corresponsabilidade de todos em prol da melhoria da educação.

Para compreendermos uma instituição de ensino, é necessário refletir sobre os elementos que estruturam o dia a dia da escola e que regulam o processo de organização escolar, são eles:

• Conselho de escola - O conselho de escola existe para consulta, deliberação e fiscalização do que do que diz respeito aos aspectos pedagógicos, financeiros e administrativos. Devem compor o seu conjunto: docentes, especialistas, funcionários, pais e alunos.

• Direção – Compete a direção com base nas decisões tomadas pela equipe escolar e comunidade, coordenar, organizar e gerenciar as atividades da instituição de ensino, auxiliada pelos demais funcionários da escola.

• Setor técnico-administrativo – É responsável pelas atividades que mantêm a escola em funcionamento. A secretaria da escola cuida da documentação escolar e do atendimento à comunidade. A zeladoria é responsável pela manutenção, conservação, limpeza, pelos equipamentos e instalações, além da merenda e da realização de pequenos reparos. A vigilância tem como objetivo o acompanhamento dos alunos, orientação quanto às normas disciplinares, atendimento em caso de acidentes, solicitação dos docentes em relação a equipamentos e materiais.

• Setor pedagógico – É responsável pelas dimensões de coordenação pedagógica e orientação educacional, sendo funções exercidas por especialistas na área. Deve prestar assistência na área pedagógica e didática aos docentes da sua instituição. Pode ainda acompanhar e intervir na interação entre pais/ alunos/ professores, além de promover, por meio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com