TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA – 2 PASSO – 1

Pesquisa dos conceitos da e Letramento e Alfabetização ( Magda Soares )

Segundo Magda Soares ,a palavra Letramento talvez tenha surgido para não utilizarmos ou pronunciarmos a palavra analfabetismo ,enquanto isso o analfabetismo ,nos é familiar ,por que conhecemos bem o estado e condição do mesmo, porem agora é maior que necessário passarmos a enfrentar a realidade social ,se faz necessário o uso da escrita e leitura ,ou seja hoje o cidadão necessita de saber ler e escrever , saber fazer as exigências que a sociedade faz continuamente .

Para Magda ,um individuo pode ser analfabeto , porem faz uso da leitura e da escrita em práticas sociais . Uma vez que na sua concepção do letramento ideológico ,mesmo sem serem habilitado de conhecimento alfabéticos ,podem chegar a um nível de letramento superior ,não é a leitura e a escrita estão enraizados a escola ,que desenvolve tais níveis cognitivos . existem outras formas ,como atividades humanas que desenvolve o aspecto cognitivo do Homem ,atividades políticas militâncias em partidos políticos , movimentos sociais civil e muitas outras.

A partir então dessas ideias pode,concluir que a palavra letramento surgiu para transformação social e isso nos arremete novas perspectivas e nova concepção modificando o significado do alfabetizado,também a concepção do analfabeto. Percebeu se que o letramento ultrapassa do ato de ler e escrever socialmente.

Conceito

Analfabeto é aquele que é privado do alfabeto, alfabetizar é tornar o individuo capaz de ler e escrever, pessoas letradas é aquela que aprende a ler e a escrever e passa a fazer o uso da leitura e escrita e se envolve em prática sociais, e também passa a ter outras condições sociais e culturais seu conceito muda, passa a ver tudo com outro olhar ate seu pensamento é modificado letramento é a arte de ensinar e aprender as praticas sociais de leitura e escrita dentro desse conceito não basta aprender a ler e escrever, é adquirir competências para o uso das praticas sociais e escritas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com