TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Português Na História

Seminário: Português Na História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Seminário  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 9

EMA NERVOSO

ORGANIZAÇÀO E COMPONENTES

A sobrevivência de organismos multicelulares depende de alguma forma, da regulação e coordenação das atividades de suas células.

O corpo humano apresenta cerca de 100 trilhões de células, e possui dois sistemas que atuam principalmente como meios de comunicação interna entre as células: o sistema nervoso e o sistema endócrino.

Monitorando e controlando a maneira pela qual as diversas funções do corpo se inter- relacionam, os sistemas nervoso e endócrino contribuem na manutenção da homeostase do corpo.

ORGANIZAÇÀO DO SISTEMA NERVOSO

Muito embora exista apenas um sistema nervoso, ele pode ser separado em várias partes, baseando-se em características funcionais e de localização.

Estruturalmente o sistema nervoso pode ser

dividido em duas partes: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

O sistema nervoso central (SNC) consiste do encéfalo e da medula espinal. Ele está completamente envolvido por estruturas ósseas.

O SNC é o centro integrador e controlador do sistema nervoso. Ele recebe impulsos sensitivos do sistema nervoso periférico e formula respostas para esses impulsos.

O sistema nervoso periférico (SNP) está formado por todas as estruturas localizadas fora do sistema nervoso central. Estas estruturas compreendem os nervos e gânglios.

Os nervos conectam as partes do corpo e seus receptores como o sistema nervoso central e,

os gânglios (grupos de corpos de células nervosas) são associados aos nervos.

O sistema nervoso periférico inclui 12 pares de nervos cranianos, que se originam do cérebro e do tronco do encéfalo, e que deixam

a cavidade do crânio através de forames e, 31 pares de nervos espinais, que se originam da medula espinal e deixam o canal vertebral através dos forames intervertebrais.

Os pares de nervos espinhais incluem oito cervicais, 12 torácicos, cinco lombares, cinco sacrais e 1 coccígeo.

O sistema nervoso periférico pode ser funcionalmente dividido em um componente aferente (sensitivo) e um componente eferente

(motor).

O componente aferente inclui células nervosas sensitivas somáticas, que levam impulsos ao sistema nervoso central a partir de receptores localizados na pele, fáscia a ao redor das articulações, e células nervosas sensitivas viscerais que levam impulsos das vísceras do corpo para o SNC.

O componente eferente está dividido em

sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.

O sistema nervoso somático também é denominado sistema nervoso voluntário, porque sua função motora pode ser controlada conscientemente.

O sistema nervoso autônomo ou involuntário está composto por células nervosas motoras viscerais que transmitem impulsos para músculos cardíacos, lisos e glândulas.

COMPONENTES DO SISTEMA

NERVOSO

O tecido nervoso é constituído por três tipos de células que são diferentes estrutural e funcionalmente: 1) neurônios (células nervosas) que transmitem impulsos nervosos;

2) lemócitos que formam o envoltório ao redor dos processos de vários do SNP; 3) neuroglia ou células gliais que se especializam como um tecido de suporte entre os neurônios do SNC.

NEURÓNIOS

O neurônio é o componente fundamental do SN. Apresenta capacidade de responder estímulos originando e conduzindo sinais elétricos.

Os neurônios apresentam processos que podem ser bem longos. Desta maneira, um único neurônio ou uma simples célula, se estende desde a medula espinal até o hálux.

Cada neurônio é formado por um corpo celular e um ou mais prolongamentos contendo citoplasma que parte do corpo celular. No interior do citoplasma do corpo celular existe um grande núcleo contendo um nucléolo proeminente.

Os prolongamentos associados com um neurônio são extensões muito finas dessa célula. Existem basicamente dois tipos de prolongamentos: os dendritos e axônios.

A zona dendrítica é a porção receptora do neurônio, onde os sinais elétricos se originam, podendo incluir o corpo celular ou os dendritos.

O número, tamanho e extensão dos dendritos variam nos diferentes tipos de neurônios.

O axônio ou fibra nervosa é a porção condutora de um neurônio, ou seja, a parte que transmite os impulsos elétricos.

O comprimento dos axônios varia consideravelmente, podendo ser bem curtos ou percorrer longas distâncias. Cada neurônio apresenta somente um axônio, mas cada axônio, normalmente, apresenta vários ramos denominados colaterais.

Um axônio e seus colaterais terminam em ramos finos separados entre si denominados telodendro, os quais se expandem em estruturas chamadas terminais axônicos os botões sinápticos.

NERVOS

Um nervo é composto de um prolongamento

de vários neurônios unidos entre si por bainhas de tecido conjuntivo.

As fibras e o conjunto de fibras nervosas são

separados respectivamente por tecido conjuntivo endoneuro e perineuro, sendo o grupo de fibras nervosas (fascículo) envolvido pelo epineuro.

Os nervos são encontrados somente no SNP e variam de tamanho e constituição.

Neurônio = célula nervosa

Fibra nervosa = prolongamento longo do neurônio

Nervo = conjunto de fibras nervosas no SNP

NEUROGLIA

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com