TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilidades de Atuação do Assistente Social na Medida Socioeducativa de Internação

Por:   •  23/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ...

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Briana

TEMA

Abordagem e discussão das possibilidades de trabalho do Assistente Social na medida socioeducativa de internação.

TÍTULO

Possibilidades de Atuação do Assistente Social na Medida Socioeducativa de Internação

PROBLEMATIZAÇÃO

Na sociedade atual, se apresentam vários problemas de ordem social, dos quais podemos ressaltar o aumento da violência praticada por adolescentes, sendo este específico e crescente. Ante ao exposto a reflexão que aqui se apresenta vai abordar e discutir sobre as possibilidades de trabalho do Assistente Social na medida de internação.

JUSTIFICATIVA

A proposta socioeducativa de internação vislumbra a reinserção social dos adolescentes; para tanto necessitam de um aparato técnico, no qual o profissional de Serviço Social está inserido na busca de estimular os socioeducandos para uma consciência crítica, fundamentado em valores que contribuam para o crescimento pessoal, refletindo nas ações e tomadas de decisões futuras, com ganhos sociais.

Trazer para o centro das discussões a atuação profissional como propulsora na busca pela efetivação da garantia de direitos dos adolescentes em cumprimento de medida de internação, através da compreensão entre a interface teórico-prática, elencará um ganho para estes profissionais.

Visa-se conhecer a atuação profissional pautada no Código de Ética da Profissão, observando as práticas válidas para o retorno dos adolescentes em cumprimento de medida de internação ao convívio familiar e social.

Busca-se identificar as demandas e dificuldades enfrentadas pelo profissional para colocar em prática o projeto ético-político da profissão.

A medida socioeducativa de internação é um dos modos de responsabilizar, punir e ressocializar o adolescente que comete ato infracional (conduta descrita como crime ou contravenção penal).

Discutir as conseqüências das atribuições profissionais na vida dos adolescentes tem reflexo direto no processo de reinserção social. Assim, os indivíduos em cumprimento de medida podem vislumbrar ao tempo que se encontrarem como socioeducandos perspectivas positivas.

Em face deste assunto, profissionais, adolescentes e familiares podem se beneficiar da discussão, observando seus efeitos produtivos e positivos na medida de internação.

A análise sobre as possibilidades de atuação do assistente social na medida socioeducativa de internação pode significar uma abertura maior no campo das medidas socioeducativas, compreendendo que os aspectos advindos desta atuação profissional se tornem cada dia mais positivos e eficazes.

Destarte a atuação do profissional do Serviço Social, através das práticas profissionais, tendo as medidas socioeducativas como fundo, traz grande contribuição para a transformação dos adolescentes autores de ato infracional, tal como na sociedade, passando a refletir o papel deles na mudança da sua própria realidade física, emocional e social.

OBJETIVOS

GERAL

Analisar a atuação do profissional do Serviço Social no cumprimento e execução da medida socioeducativa de internação

ESPECÍFICO

  • Compreender e analisar a rotina do Assistente Social na execução da medida socioeducativa de internação
  • Contextualizar as formas de mediações do trabalho do Assistente Social
  • Referenciar as competências e atribuições do Assistente Social nesta área de atuação, na perspectiva do projeto ético-político

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

        

Na sociedade contemporânea existem diversos problemas de ordem social, dentre os quais podemos ressaltar o aumento da violência praticada por adolescentes, os quais convivem cotidianamente com a violência social. Dentre vários fatores intrínsecos à relação violência/adolescência, podemos citar o processo de marginalização crescente das classes menos favorecidas com sérias insuficiências socioeconômicas e culturais.

O Serviço Social enquanto profissão atua na dinâmica societária, objetivando à perspectiva da defesa e da promoção dos direitos e deveres do cidadão, procurando garantir a equidade, a participação de maneira ativa na tomada de decisões, o pertencimento e visibilidade social e a qualidade de vida.

Para Piana (2009) a profissão está inserida na divisão social e técnica do trabalho, desta maneira o profissional realiza sua ação no âmbito das políticas socioassistenciais, na esfera pública e privada.

Torres (2009, p.209) afirma que a matéria-prima do trabalho do assistente social incide sobre as expressões da questão social e, fundamentalmente, sobre como elas são experienciadas, de forma singular, pelos usuários, sendo uma das formas de reconhecimento da perspectiva sócio-histórica e da afirmação de que o Serviço Social é trabalho.

Na conjuntura do atendimento socioeducativo o público atendido se designa aos adolescentes autores de ato infracional[1] e o grupo familiar significativo para estes adolescentes. Nas medidas socioeducativas, o trabalho do assistente social se orienta pela análise da relação sócio familiar, pela intervenção nas relações sociais e em ações que visam a garantia de direitos, com a finalidade de possibilitar o fortalecimento de vínculos sociais.

Faz-se necessário que o assistente social tenha habilidades e competências que vão além do simples fazer, espera-se que seja um bom articulador, criativo, competente tanto teoricamente quanto tecnicamente e acima de tudo comprometido com o projeto profissional (Gonçalves, Malvezzi e Cruz, 2013, p.24).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (198.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com