TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.966 Palavras (16 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 16

AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

RESUMO

O assistente social busca enquanto profissional, desenvolver atividades relacionadas a questão social. Muito além do que é estabelecido como competências e atribuições, conforme a lei que regulamenta a profissão, mas também no que acontece no entorno da realidade social em que se trabalha. Possui o entendimento e a percepção não apenas daquilo que se mostra, do que é aparente, mas também das nuances que surgem durante o manejo da questão social em si. Com isso, a atuação do assistente social não possui limitações, seja público ou privado, mas sim na demanda do ser humano, que se dá em diversas formas e complexidades. É certo afirmar que a atuação do assistente social se dá em sua maioria nos setores públicos, o que confirma a tendência histórica de inserção do Serviço Social. É a partir da esfera pública que as políticas públicas são elaboradas e operacionalizadas. Dentro das pesquisas realizadas e expostas nesse artigo, é percebido que tem ocorrido, a partir dos anos 90, a descentralização das políticas sociais no Brasil para os municípios transferindo assim para as instituições públicas municipais a criação das suas próprias políticas, as articulações necessárias para a soluções das suas questões sociais, priorizando o que de fato é prioridade. Mesmo dentro dessa linha não podemos deixar de mencionar a atuação do assistente social dentro do terceiro setor que diante de uma diversidade e variedade de questões sociais prestam atendimento a pessoas e famílias, trabalhando na defesa e garantia dos direitos.

Palavras Chaves: Assistente Social, Ser Humano, Questão Social, Políticas Públicas

1 INTRODUÇÃO

O referente artigo traz uma abordagem sobre as possibilidades do trabalho do profissional do Serviço Social na atualidade e a abrangência que a profissão tem na sociedade através de suas ações e a diversificação do seu campo de atuação.

O objetivo é fornecer informações detalhadas da atuação deste profissional nos diversos setores da sociedade tanto no setor público, privado e terceiro setor. Neste último setor, o profissional do Serviço Social tem conquistado espaço significativo proporcionando possibilidades de divulgação das políticas sociais como também a aplicação das mesmas nas diversas frentes às quais elas se propõem. Mostrar a importância do Serviço Social na sociedade contemporânea e a necessidade que o profissional da área tem em se qualificar para atender as demandas da população e das instituições afins (estatais, ONG’s, fundações, setor privado).

Buscamos também esclarecer a diferença que existe entre o Serviço Social, a Filantropia e o Assistencialismo, através do conceito correto de cada um, por ser o Serviço Social uma profissão regulamentada por lei que trabalha em prol da luta pelos direitos sociais, pela emancipação do cidadão em face às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e que sua função principal é atuar nas questões sociais e capacitar por meio de diversas ações a reintegração do indivíduo à sociedade como sujeito de direitos.

Especificar através de gráficos como o mercado de trabalho para o assistente social é amplo e que sua área de atuação está inserida em todos os setores, constatando-se que a maioria destes profissionais se encontram no setor público e na esfera estatal. Estes dados estão expostos nos respectivos gráficos ao longo deste artigo.

Destacar dentro do setor público onde o trabalho do assistente social é mais intenso citando sua participação dentro do Programa de Reintegração Social de Egressos do Sistema Prisional – PRESP, onde é percebido de modo significativo o seu trabalho e também o desafio que é lançado como agente de mudança promovendo a reintegração e a emancipação destes indivíduos à sociedade.

Por fim, trazemos uma reflexão sobre o mercado de trabalho do Serviço Social. As áreas de atuação e o real conceito sobre a profissão e sua importância para a sociedade contemporânea.

2 IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS ATUAIS

Abordar a importância do Serviço Social requer em um primeiro momento, uma análise da lei que regulamenta a profissão - A Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993. Os artigos 4°. e 5°. discorrem sobre as competências e atribuições do assistente social durante o manejo das atividades que envolvem a profissão.

Art. 4. Constituem competência do Assistente Social:

I – elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II – elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas, e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;

III – encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;

IV - (Vetado);

V – orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa dos direitos;

VI – planejar, organizar e administrar benefícios e Serviço Sociais;

VII – planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais;

VIII – prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;

IX - prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

X – planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social;

XI – realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. (CRESS-PR, 2007, p.7)

Art. 5º. Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

I – coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com