TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poucos, Onde Cada Um Tem Uma Grande Parte Do Mercado, A Alteração Na Venda De Um Desses Fornecedores Afetará A Todos. Já Os Monopólios não há Problema Algum, Eles Estimulam Um Preço Que Lhe Dará Maior Lucro, E Se Aparecer Algum Concorrente, Eles

Dissertações: Poucos, Onde Cada Um Tem Uma Grande Parte Do Mercado, A Alteração Na Venda De Um Desses Fornecedores Afetará A Todos. Já Os Monopólios não há Problema Algum, Eles Estimulam Um Preço Que Lhe Dará Maior Lucro, E Se Aparecer Algum Concorrente, Eles . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  3.161 Palavras (13 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 13

Questões Fundamentos de Economia: l pag.17

1- Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

R: Porque é na escassez de recursos ou fatores de produção que se conhece e encontra as necessidades humanas, que são ilimitadas, e em função dessa escassez toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição, então, assim surgem os problemas econômicos fundamentais.

2- O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

R: A curva de possibilidades de produção (CPP) mostra a capacidade máxima de produção de uma sociedade. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra, através de um gráfico, a escassez de recursos e impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.

3- Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente?

R: O formato da curva de possibilidades indica as possibilidades de produção, e a razão por ter um formato côncavo, é pelo fato que quanto mais se produz de um determinado produto X maior será a queda na produção do produto Y

4- Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda.Explique como esse sistema funciona.

R: O fluxo circular de renda mostra como a moeda circula entre famílias e empresas, através do fluxo continuo de bens, fluxo real, que são mercados de bens e serviços, e fatores de produção, e do fluxo monetário, também sobre mercado de bens e serviços e de fatores de produção. Em uma economia real, as empresas produzem produtos, outras serviços, as famílias consomem esses produtos, o governo no meio dessas transações recolhe os impostos, que são revertidos em investimentos de infra-estrutura e outras formas de distribuição de renda, as empresas que produzem produtos e serviços empregam as pessoas, que recebem renda e, assim, consomem de outras empresas, que também consomem de outras empresas fornecedoras de matéria prima, e o governo recolhendo os impostos e investindo, e esse fluxo continua.

5- Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: Bens de capital: são bens usados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo.

Bens de consumo: são bens que são destinados diretamente ao atendimento das necessidades humanas, esses bens podem ser classificados em duráveis, como automóveis, geladeira, e não-duráveis, como alimentos, produtos de limpeza.

Bens intermediários: são os bens que são transformados ou agregados na produção de outros bens, eles são totalmente consumidos no processo produtivo.produção: também chamados de recursos de produção da economia, são fatores constituídos pelos recursos humanos, terra, capital e tecnologia.

6- O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

R: Os argumentos positivos são aqueles não envolvem juízo de valor, referem-se a proposições objetivas e é uma análise do que é. Por exemplo: O preço da calça jeans Colcci aumentou em 20%, e a quantidade de pessoas que a compravam diminuiu.

Os argumentos normativos são aqueles relativos a uma análise que contém um juízo de valor sobre alguma medida econômica, é uma análise do que deveria ser. Por exemplo: O preço da calça jeans Colcci não deveria aumentar.

7- Qual a importância da Matemática e da Estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

R: A importância da matemática para os estudos econômicos é que ela torna possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações de Economia e permite análises econômicas na foram de modelos analíticos, com poucas variáveis estratégicas, que resumem os aspectos essenciais da questão em estudo. Exemplo: A matemática está presente na Economia através das Funções Custo, Receita e Lucro.

A estatística é importante para a economia, pois a economia apresenta muitas regularidades que podem ser estimadas estatisticamente. Exemplo: A quantidade demandada de um bem tem uma relação inversamente proporcional com seu preço.

Questões Fundamentos de Economia: ll

1. Em que consiste a riqueza para os mercantilistas e os fisiocratas?

Os mercantilistas acreditavam que para um pais ser rico ele deveria exportar o máximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta época as transações entre países eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros países.

Os fisiocratas acreditavam que o único meio de gerar riqueza em um pais era através da agricultura, segundo este pensamento as outras atividades não agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (matéria-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de matéria prima.

2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

Adam smith (1723-1790)- que defendia a desregulaçao . O estado deveria ser restrito á três funções principais

1 - defesa da nação.

2 - garantir justiça e segurança.

desenvolver obras sociais necessárias á iniciativa privada não pudesse desenvolver. Principais ideias: trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado, especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, teoria do bem estar econômico, sem a intervenção do estado, como que conduzido por uma "mão invisível", obtenção o máximo bem estar econômico.

3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi o seu autor?

a teoria diz que quando há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada país se especialize na produção do bem a qual apresenta vantagens comparativas.

Um pais tem vantagens comparativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com