TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de vendas de telefones celulares

Tese: Mercado de vendas de telefones celulares. Pesquise 785.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Tese  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

O mercado que decidimos apresentar um estudo é o mercado de venda de celulares, em especial a venda de smartphones. Segundo a empresa de consultoria IDC Brasil a venda de smartphones cresceu 77% no primeiro semestre desse ano 2013 foram comercializados 968 milhões de unidades, um crescimento de 42,3% em relação a 2012

O perfil do consumidor é bem amplo e varia conforme cada smartphone. Afinal existe uma imensidão de tipos de aparelhos. O perfil do consumidor vai desde a mulher, o jovem e os que não pretendem gastar tanto na aquisição de um celular e até aquele mais exigente, modernos e que é fanático por tecnologia que nem pensam no quanto gastam na aquisição de um aparelho celular. Tecnologia pode-se dividir os consumidores em 3 perfis:

1º - Jovens, mulheres, iniciantes ou “pão-duros” que buscam algo mais básico e acessível financeiramente;

2º - Experientes, discretos e comedidos que já possuem um aparelho e pretendem atualizar comprando um melhor, porém sempre lembrando do custo-benefício;

3º - Exigentes, gastadores, “fotógrafos” e “fanboys” que buscam sempre o que há de melhor no mercado e não se preocupam em gastar. Compram pelo preço que for. São os famosos fanáticos em tecnologias.

Em Janeiro a Julho de 2012 houve uma queda de venda, de uma forma geral, dos celulares no Brasil. A pesquisa da IDC Brasil apontou uma redução de 16% comparado ao mesmo período do ano 2011. Porém a perspectiva de reverter essa situação é alta. De acordo com o Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI) a expectativa é que as compras almentasse em 2013 devido a redução de até 25% no preço dos aparelhos fabricados no país. Tal queda é consequência da Lei 12.715, sancionada pela presidenta Dilma e publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 18/09/2012. A norma permitirá aos fabricantes utilizarem de isenção de Pis/Cofins e IPI. E na mesma linha de pensamento a IDC Brasil previa que em 2015 as vendas de smartphones representem mais da metade das vendas de celulares no país. Com 256 milhões de linha no país fazendo com que os fabricantes lucrem ainda mais.

As empresas que entram para o hall de fabricantes de celulares no país é a Nokia, Apple, Samsung e outras tantas marcas que fazem felicidade dos consumidores.Os smartphones já fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros. Ajudam na organização, no trabalho, na comunicação e no lazer.

A febre maior está no uso da internet através desses aparelhos. Segundo gráfico abaixo podemos visualizar os conteúdos que são mais acessados com os smartphones:

conhecer mais sobre o mercado de celulares em nosso país e desenharmos o quanto isso representa para a nossa economia. Concluímos com esse “start” inicial em nossos estudos que esse é um mercado que está em alta e tem muito que crescer nos próximos anos. Podemos analisar em todas as fontes citadas que o consumo é alto e que hoje em dia com a atualização constante dos eletrônicos e das tecnologias o celular se tornou reciclável e que tem validade, aumentando mais ainda o consumo e os lucros dos fabricantes e revendedores.

Segundo estudos da consultoria [1]KMPG, o Brasil é o país mais caro para se fazer negócios dentre os países emergentes e exibe custos similares aos das principais economias maduras. Comparado aos EUA, no Brasil o custo de se fazer negócios é apenas 7% mais barato, porém a carga tributária brasileira é 43% mais cara. Mostrando o quanto a carga tributária no país é grande e o quanto isso pode ser um ponto negativo de novas empresas se instalarem em nosso país.

No ramo de celular, qual nós estamos levantando um estudo, podemos destacar vários custos para a montadora ou fabricante. Podemos destacar custos com as matérias-primas e insumos, com a importação, afinal a maioria dos produtos utilizados nos celulares é de origem estrangeira, custos com funcionários, encargos trabalhistas, manutenção de máquinas e equipamentos, manutenção predial, custo de entrega das mercadorias, impostos sobre as vendas e despesas gerais da empresa como energia, água, telefone, aluguel, materiais de uso ou consumo dentre tantos outros custos que estão envolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com