TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pragas Da Cana De Açucar

Artigo: Pragas Da Cana De Açucar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Broca da cana

A broca-da-cana é uma mariposa em que a fêmea coloca os ovos nas folhas da cana, de preferência na parte debaixo da folha. O número de ovos que ela coloca por vez é variável de 5 a 50 ovos Os ovos nascem de 4 a 9 dias após e alimentam-se, no início, das folhas pequenas e depois na bainha entrando pela parte mais mole do colmo, perfurando-o, abrem furos de baixo para cima. A duração da vida da broca é de 53 a 60 dias, sendo que podem dar até quatro gerações anuais (em casos excepcionais até cinco), dependendo das condições do clima. O número de gerações é assim distribuído: em outubro e novembro, após a emergência dos adultos, estes procuram as canas recém-nascidas e, efetuando a postura, dão a primeira geração. A segunda geração verifica-se entre dezembro e fevereiro; a terceira efetua-se entre fevereiro e abril, e em maio e junho temos a quarta geração, que se prolonga por 5 a 6 meses. Essas gerações podem desenvolver-se tanto nos colmos da cana como nos do milho.

PERDAS CAUSADAS PELA BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR As lagartas causam prejuízo direto pela abertura de furos levando a perda de peso da cana e provocando a morte das gemas, causando falhas na germinação. Quando a broca faz galerias circulares, corta o colmo provocando o tombamento da cana pelo vento sendo que nas canas novas surge o secamento dos ponteiros conhecido como coração morto.

Cigarrinha das Raízes (Mahanarvafimbriolata)

O manejo da cultura de cana-de-açúcar vem passando por uma significativa transformação nos últimos meses, motivado pela proibição da queima da palha em diversas regiões.

A eliminação da queima da palha e a sua presença no ambiente desencadeou no aparecimento da Cigarrinha das Raízes (Mahanarvafimbriolata) que encontrou nesse ambiente, condições favoráveis de sobrevivência. O ciclo total deste inseto dura de 65 a 80 dias, sendo comum a ocorrência de três gerações anuais no período chuvoso, e no período seco os ovos entram em diapausa permanecendo assim até que as condições de umidade do solo sejam favoráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com