TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Integradora

Artigos Científicos: Pratica Integradora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Fatores do macroambiente:

O Macroambiente é constituído pelas forças sociais mais amplas, que afetam todo o ambiente e geralmente não pode ser controlado, como por exemplo, as forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

Ambiente Demográfico

O ambiente demográfico influencia decisões no nível corporativo do mini mercado Ponto Fácil, pois a escolha dos mercados onde a empresa atua tem como um de seus determinantes o tamanho da população a mesma atende.

É o estudo da população humana em termos de tamanho, densidade, localização, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. O ambiente demográfico é de grande interesse para os profissionais de marketing, isso porque ele envolve pessoas, e pessoas constituem mercado.

O mini mercado Ponto Fácil continua desde a sua criação atendendo o mesmo tipo de publico, devido a sua maneira de trabalhar tem conquistado cada vez mais clientes potencias Devido ao crescimento da população local o mini mercado ponto fácil aumentou seu mix de produtos e qualificou sua equipe para atender melhor seus clientes.

Ambiente econômico

Consiste em fatores que afetam o poder de compra e o padrão de consumo das pessoas. A Inflação, nível de crescimento da economia nacional e internacional, renda per capita, taxa de câmbio, inflação. Os países variam muito em relação ao nível e à distribuição de renda. Em um extremo estão aqueles que possuem a economia de subsistência, consomem a maior parte de seus produtos agrícolas e industriais. Esses países oferecem poucas oportunidades de mercado. No outro extremo estão aqueles que possuem economia industrial, constitui-se de países ricos com mercado para diferentes tipos de bens.

As variações na economia podem comprometer positivo ou negativamente o mercado onde o mini mercado Ponto Fácil atua. Pessoas sozinhas não fazem um mercado. Elas devem ter dinheiro para gastar e devem estar dispostas a gastar. Consequentemente, o ambiente econômico é uma força significativa que afeta as atividades de marketing de quase todas as organizações.

Um programa de marketing é afetado especialmente por fatores econômicos, como o estágio corrente e o anterior do ciclo de negócios agindo, bem como a inflação e as taxas de juros.

Um ambiente econômico ajuda os profissionais de marketing a determinar se os clientes estarão dispostos e terão condições de gastar dinheiro com os produtos e serviços do mini mercado Ponto Fácil, e em geral gastar com produtos e serviços de varias outras empresas.

Ambiente natural

O ambiente natural está relacionado a educação e a proteção ambiental que influenciam na escassez de matérias primas, custo de energia, níveis de poluição e mudança no papel dos governos.

O ambiente natural contempla os recursos naturais utilizados como insumos pelos profissionais de marketing ou que são afetados pelas atividades de marketing. Nas últimas três décadas, a preocupação com o meio ambiente cresceu bastante. A década de 1990 ficou conhecida como a “década da terra”.

Os profissionais de marketing devem ter consciência das muitas tendências do ambiente natural.

– escassez de matérias-primas: ar e água. A poluição do ar atinge as maiores cidades do mundo, e a escassez de água já constitui um grande problema em muitas partes do mundo.

– aumento da poluição: lixo químico e nuclear, mercúrio nos oceanos, poluente químicos no solo, sujeira no meio ambiente com garrafas, plástico e outros materiais não biodegradáveis.

– aumento da intervenção do governo: as preocupações e os esforços do governo para promover um ambiente limpo variam de acordo com cada país. Alguns governos, como o da Alemanha buscam com vigor a qualidade ambiental, outros fazem pouco porque lhe faltam recursos e a vontade política necessária. A esperança de todos é que empresas do mundo inteiro assumam mais responsabilidade social e que sejam criados dispositivos menos caros para controlar e reduzir a poluição.

O mini mercado Ponto Fácil está sempre antenado ao que diz respeito ao ambiente natural, buscando sempre informações necessárias para melhorias da empresa e do meio ambiente.

Ambiente tecnológico

Ambiente Tecnológico ou mundo virtual, sobre esse respeito o mini mercado Ponto Fácil vem buscando inovação na qualidade de atendimento.

A tecnologia influi em todos os elementos do composto de marketing, criando bens e serviços novos para vender, aperfeiçoando os produtos existentes e reduzindo os preços por meio de processos de distribuição mais econômicas. Esse impacto da tecnologia sobre o marketing é cada vez maior, com internet transformando as formas como as campanhas promovem e distribuem produtos, criando negócios inteiramente novos, empresas de software (como os sistemas MP),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com