TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Integradora -

Dissertações: Pratica Integradora -. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

É de fundamental importância a empresa utilizar os meios de planejamento estratégicos para descobrir, avaliar, organizar e se destacar perante o mercado competitivo, pois um bom planejamento se reflete na qualidade dos serviços prestados, no desempenho da organização, estruturação dos recursos financeiros e no sucesso da administração. Diante disso é de suma importância à empresa estar atenta ao cenário escolhido e buscar de diversas maneiras possuir um diferencial de seus concorrentes estando ligada não só aos aspectos de planejamento mas também ao seu orçamento empresarial que é através dele irá ter uma noção do seu desenvolvimento financeiro.

Etapa 2 : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO

2.1 Análise Do Ambiente Externo

Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.

Nos dias atuais todas as empresas estão sujeitas a sofrerem ameaças diante do mercado competitivo, tendo que se adaptarem e buscar a melhor maneira de solucioná-los, na autoescola o fator de macroambiente predominante é o econômico que afeta o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor e também está ligado diretamente aos aspectos financeiros da empresa, tornando-se uma ameaça quando os recursos se tornam escassos e oportunidade quando a empresa consegue buscar diversas alternativas para contornar a situação gerando vários benefícios que satisfaçam todas as partes envolvidas.

Outros aspectos a serem apontados são a grande disputa entre os concorrentes e a mudança na postura dos clientes.

A empresa possui como publico alvo os jovens que pretendem tirar a sua primeira habilitação e condutores que tiveram a sua CNH suspensa, acarretando na conhecida reciclagem de habilitação serviço este também oferecido por nossa empresa, diante disto a empresa buscará em prestar seus serviços da melhor forma tendo sempre um diferencial para ocupar lugar de destaque no mercado e superar a concorrência, por isso a Autoescola Siga em Frente conta além do excelente atendimento e profissionalismo, com análises competitivas de mercado e do comportamento do consumidor, incluindo perfil e análise do mesmo por meio de elaboração de plano de marketing.

A autoescola procura manter sempre uma equipe com profissionais qualificados e seleciona perfeitamente seus colaboradores e fornecedores.

2.2 Análise Do Ambiente Interno

A empresa por ser uma prestadora de serviço sempre tem que estar atento à satisfação dos clientes focando sempre no melhor atendimento, pois possui muitos concorrentes no mercado competitivo tornando-se uma ameaça redundante, que por sua vez não possui aulas teóricas onde muitas autos escolas oferecem todo este serviço, por isso a empresa tem que ter um diferencial que possa atrair os clientes focando apenas nos ensinos práticos.

Outros pontos a serem considerados são a Infraestrutura que por ainda estar no início de suas atividades sofre com a falta de espaço, a rigidez no recebimento das mensalidades e a dificuldade nas formas de pagamento.

Como o principal objetivo da empresa é preservar a qualidade do ensino, irá investir no treinamento dos instrutores, na renovação da frota ou em novas metodologias de ensino, diante das enormes responsabilidades e compromissos da empresa, o planejamento estratégico é o processo gerencial que desenvolve e mantêm um ajuste viável entre os objetivos, experiências, recursos e oportunidades que uma organização deve implantar para se manter no concorrido mercado.

2.3. Determinação da visão da empresa

A empresa irá trabalhar muito capacitar a todos e investir no bom atendimento e no treinamento ganhando a confiança dos clientes contribuindo para a satisfação de ambos chegando ao patamar do sucesso, disponibilizando de recursos financeiros, estratégicos na busca incessante do êxito profissional.

Irá utilizar todos os recursos possíveis para alcançar seu maior objetivo

2.4. Determinação da Missão da empresa

A missão da “Auto-escola Siga em Frente” é fazer com que o aluno aprenda com prazer, pois acreditamos que dessa forma ele absorva melhor tudo que lhe é ensinado, com mais interesse, atenção, discernimento e responsabilidade. Dessa maneira, habilitamos novos reais condutores e profissionais do trânsito. Além disso, a missão da “Auto-escola Siga em Frente” não se limita ao aluno, mas se estende também aos seus funcionários, pois objetivamos o prazer e o bem estar de ambos. Acreditamos que o local de trabalho é sem dúvida alguma, a continuidade de suas casas. Contamos com funcionários comprometidos, que vestem de fato a camisa da empresa e que se orgulham em fazer parte da família “Siga em Frente”. O funcionário satisfeito e motivado reflete credibilidade e eficiência no atendimento ao aluno.

2.5. Determinação dos objetivos estratégicos

O principal objetivo da empresa é se destacar no mercado tendo como diferencial a qualidade de seus serviços e a competência de uma equipe preparada e treinada para oferecer a melhor base de ensino que refletirá na satisfação e no bom desempenho de todos os clientes, deixando uma marca e conquistando assim a massa populacional que irá lembrar-se da autoescola como sendo a mais completa em todos os aspectos, além disso, esta disposta a investir na renovação da frota ou em novas metodologias de ensino, diante das enormes responsabilidades e compromissos da empresa.

6.Análise SWOT

Abordagem Interna Abordagem Externa

Oportunidade Ameaças

Pontos Fortes Serviços diferenciados Demanda alta Concorrentes

Bom atendimento Crescimento no mercado Novos entrantes

Profissionais qualificados Parcerias com outras empresas Disputa acirrada

Foco no cliente Localização adequada Mudança na postura dos clientes

Pontos Fracos Infraestrutura Concorrentes com dificuldades Novas regulamentações

Poucos recursos para investir no Marketing Tecnologia Inovação dos Concorrentes diretos

Dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com