TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Integradora

Dissertações: Pratica Integradora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

A) ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR

O trabalho do administrador envolve o desenvolvimento das funções da Administração: planejar, organizar, dirigir e controlar.

O administrador está continuamente planejando, organizando, executando e controlando as atividades da organização para atingir os objetivos propostos.

Funções da Administração

1. Planejamento

O administrador não deve se ater somente ao momento presente, ele precisa ter uma visão do futuro. Para isso ele deverá elaborar o planejamento.

Segundo Rue e Byars (1989), o planejamento é definido como:

• definição de objetivos ou resultados a serem alcançados.

• definição de meios para possibilitar a realização de resultados.

• interferência na realidade, para passar de uma situação conhecida a

uma situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo.

• tomada, no presente, de decisões que afetam o futuro, para reduzir sua incerteza.

• verificação do ambiente em que a organização está localizada.

O planejamento deve ser flexível, objetivo e contínuo. Para ser completo é preciso traçar o que fazer, quando fazer, como fazer, quem vai fazer. O administrador deve acompanhar e controlar para que esses passos sejam seguidos e com isso, atinjam os objetivos propostos.

2. Organização

A organização consiste em organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles.

Para desempenhar a organização, o administrador deve listar o trabalho que precisa ser realizado, dividir o trabalho em tarefas, por indivíduos ou grupos, efetuar a departamentalização, ou seja, agrupar as tarefas segundo um critério determinado e criar a integração de esforços dos indivíduos, grupos e órgãos da empresa para facilitar o alcance dos objetivos.

3. Direção

A direção consiste em alcançar os objetivos, por meio da atividade das pessoas que compõem a organização. Para que o planejamento e a organização sejam eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação do administrador no desempenho da função de direção, suas relações interpessoais com seus subordinados.

4. Execução e controle

A execução e controle são a consecução dos objetivos, o complemento do planejamento e direção, pois produz e usa informação para tomar decisões. As informações e decisões mantém o sistema orientado para a meta. A execução informa:

• quais os objetivos que devem ser atingidos;

• o sistema sobre seu desempenho em comparação com os objetivos;

• o que dever ser feito para que os objetivos sejam alcançados.

Para o administrador, a finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem aos objetivos previamente definidos. A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.

O Administrador não deve apenas atuar em determinada área de uma organização ou toda uma organização. Ele deve entender o funcionamento da empresa como um todo. Deve ser hábil com seus subordinados e chefia. Em suma, deve obter a melhor estratégia para gerenciar a empresa, considerando a oferta de serviços, o relacionamento com os clientes e subordinados, somando-se a isto a máxima qualidade e eficiência.

B) PLANEJAMENTO TÁTICO, ESTRATÉGICO E OPERACIONAL

O planejamento é essencial para o administrador, pois representa o início do processo administrativo nas empresas. O planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve os níveis da administração e os respectivos níveis ou tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.

1. Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é um processo de gerenciamento contínuo e persistente onde o administrador, determina os parâmetros que a empresa deve seguir no curto, médio e longo prazo.

Estabelecidos os objetivos de médio e longo prazo da empresa, o planejamento estratégico define também as diretrizes diárias da empresa, fornecendo aos administradores informações para tomada de decisões. É preciso saber focar os objetivos: Se todo o foco for dado ao planejamento de longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com