TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Atividades Aquáticas

Tese: Pratica de Atividades Aquáticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  Tese  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 8

Pratica de Atividades Aquáticas

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Atividades Aquáticas

Professor responsável: Ana martha de a limongelli

Título do projeto: “ Atividades Aquáticas na escola”

Nome do aluno e RA: Edina de souza dos santos 1095084

Data início do projeto:15/10/2012

Data término do projeto:26/10/2012

Primeira etapa: análise da realidade

Visitei uma cooperativa de professores aqui em minha cidade Jaru-Rondonia uma escola particular conhecida por nome cooped atender deste series iniciais ate o ultimo ano ensino médio essa escola tem dois professores em educação física um que se chama Ivonete Santos Campos formada em Educação física e Jaime Ferreira Lopes formado também e Educação física e tem o curso de formação continuada em atividades aquáticas, nesta escola é o professor Jaime que ministra as aulas de atividades aquáticas como: natação, hidroginástica, hidroterapia, triátlon observo que no momento da aula o professor realiza um momento de comunicação entre professor- aluno, logo após trabalhou com eles a adaptação ao meio líquido, o professor estimulava á respiração através de atividades e brincadeiras, atingindo a etapa culminante da construção corporal, bem dinâmico na aula oferecia atividades recreativas com intuito de o aluno sentir-se bem e se divertir. Observando o professor trabalhar percebi que ele estimulava bastante o lúdico entre as crianças em suas aulas, principalmente nas aulas de natação acredito que seja um processo importante para o crescimento do aluno como um individuo autônomo. Ele proporciona em suas atividades no momento da aula uma presença de jogo, do brinquedo, da brincadeira, da atividade criativa e motivadora porque ele não seguia um sistema determinado previamente.

A segunda escolar que visitei e uma escola estadual que atender o ensino fundamenta e médio que se chama Capitão Silvio de Farias localizado no centro da cidade de Jaru cuja sua clientela são alunos a maioria de periferias possui uma quadra poliesportiva em uma estado bem crítico como, por exemplo, goteira, tintura gastada, bebedouro estragado, piso furado, arquibancada toda acabada e um improviso realizado pela direção como a trave feita de ripa de madeira possui três professores de Educação física, mais a escola não possui piscina para realizar atividades aquáticas, porém a escola uma vez no ano oferecer aos alunos uma feira de empreendimento e a turma que conseguir ganhar mais alimentos ganha uma passeio para um hotel fazenda próximo da cidade a aonde tem um lazer maravilhoso com piscinas campos de futebol, represas de criação de peixes proporcionando uma pescaria, variadas tipos de espécies de bichos relata o professor Benjamim Soares que é professor há mais de vinte anos. Mais realiza em quadra os movimentos da natação da hidroginástica bem dinâmica com a ajuda de um aparelho de som.

SEGUNDA ETAPA: ELABORAÇÃO DE TEXTO

Sobre as condições da escola a COOPED têm duas piscina uma para crianças do ensino primário e outra para ensino fundamental, um vestiário masculino e outro feminino para dinamizar as aulas têm materiais como macarrão, pranchas, toucas, óculos, peso de isopor para usar dentro d`agua, Boias, bolas coloridas, aquelas cadeira para tomar sol e escorregadores a estrutura e muito boa nesse escola.

Percebe-se que o professor trabalhar com seus alunos na prática de atividade física no meio líquido o processo de desenvolvimento físico e psicológico, percebe-se que o contato criança-piscina principalmente nas séries iniciais, exigem alguns cuidados a fim de evitar possíveis problemas com as propriedades e particularidades da água, tais como afogamento.

As ações desenvolvidas pelos professores dessas escolas é que eles utilizam estratégias de aulas que pudessem ser utilizadas em ambientes não formais e sendo este um estudo de natureza qualitativa. O objetivo deles é alcançar e apresentar os temas pertinentes a um dos conteúdos apresentados no caso atividades aquáticas e exemplificar com uma possível aula de abordagem do mesmo os temas elencados foram:

 Concepção;

 Modalidades Olímpicas;

 Modalidades não Olímpicas;

 Especialização precoce;

 Socorros de urgência e segurança;

 Natação: modalidades;

 Utilização de áreas públicas.

 Atividades aquáticas e inclusão.

A partir desses temas eles comentam que elaboram suas aulas. Comentam que uma delas e a modalidade Olímpica. Roda: neste item procuramos instruir e organizar os alunos em roda, explicar qual o conteúdo a ser tratado e quais os objetivos a serem atingidos. Vivência: como exemplo de vivencia possível na escola sugerimos a prática adaptada do remo, para iniciar o professor poderá fazer uso de vídeos e imagens para ilustrar cada uma das modalidades: leitura: sugere textos para ampliar as informações sobre o tema: Discussão: Diga aos alunos para formarem grupos e discutir sobre a experiência da pratica adaptada do remo em relação ás imagens vídeos e o texto visto previamente. Logo após, em um único grupo estenda a reflexão entre todos os alunos: curiosidades: indica fatos interessantes a respeito da modalidade.

Plano De Aula

RECREAÇÃO AQUÁTICA

JUSTIFICATIVA

A recreação aquática através do lúcido torna-se um grande facilitador da aprendizagem. O meio líquido acaba exercendo sobre a criança um grande fascínio, além de lhe oferecer novas e enriquecedoras possibilidades de ação, permitindo vivenciar movimentos e sensações que não são possíveis fora dele. É através das brincadeiras aquáticas que a criança desenvolve a adaptação ao meio líquido, melhora a autoconfiança, ela fica mais calma e corajosa, promove autodisciplina, a concentração e a socialização. As atividades aquáticas auxiliam diretamente na descoberta da construção do corpo e das experiências motoras.

OBJETIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com