TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratiques Módulo 10 - Profuncionário

Artigo: Pratiques Módulo 10 - Profuncionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  3.581 Visualizações

Página 1 de 4

PRATIQUES

Unidade 3

Página 73

Agora que finalizamos o estudo da terceira unidade do caderno e você analisou as três grandes tendências de gestão que, do ponto de vista histórico, têm-se mostrado presentes nas escolas brasileiras, reflita a respeito da seguinte questão: qual é o estilo de gestão que se tem mostrado predominante em minha escola? Que exemplos podem ser apontados para ilustrar meus argumentos acerca desta questão? Reflita a respeito desta questão e faça os registros seu memorial. Oportunamente, socialize suas conclusões com o tutor e os demais colegas do curso.

Apesar do estilo de gestão predominante em nossa escola ser a democrática, ainda se manifesta a tendência conservadora que enfatiza a obediência às normas, às regras e ao formalismo.

Unidade 4

Página 81

Levante junto à Secretaria de Educação do seu município o número de analfabetos que residem em sua cidade. Depois, calcule o percentual que isso representa em relação ao total da população local. Procure levantar, também, as causas desse índice. Registre os resultados dessa atividade em seu Memorial e, por último, discuta-os com seu tutor.

O levantamento foi elaborado a partir dos censos demográficos disponibilizados pelo DATASUS que, por sua vez, utiliza fontes do IBGE.

A pesquisa foi elaborada considerando a população brasileira analfabetizada acima de 15 anos. A taxa de analfabetismo representa o percentual da população analfabeta em relação à população total. Analfabetos 1.722(11,72%) em 2010

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de São José dos Quatro Marcos é 0,719, em 2010. Longevidade. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,244), seguida por Longevidade e por Renda.

São José dos Quatro Marcos ocupa a 1331ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 1330 (23,90%) municípios estão em situação melhor e 4.235 (76,10%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 141 outros municípios de Mato Grosso, São José dos Quatro Marcos ocupa a 21ª posição, sendo que 20 (14,18%) municípios estão em situação melhor e 121 (85,82%) municípios estão em situação pior ou igual.

Página 87

Pense na maneira como você planeja e realiza o seu trabalho. Em seguida, faça um texto, comentando como essas características vêm-se manifestando no planejamento do trabalho da secretaria escolar onde você atua.

Todo processo de planejamento implica escolhas e decisões que, por sua vez, estão vinculadas a um sistema de valores, princípios e padrões tomados como referência para dar sentido às ações. O planejamento é um instrumento de mudança que permite pensar, programar e avaliar a ação humana. Por isso, o planejamento é de fundamental importância para todos aqueles que atuam na escola.

Unidade 5

Página 100

1º - Faça uma pesquisa em sua escola.

A - Examine que planos foram elaborados e executados nos últimos três anos. B - Escolha um ou mais dentre eles e discuta com as pessoas envolvidas como eles foram desenvolvidos.

C- Verifique a que área da escola o plano se dirigia (pedagógica, administrativa, financeira), quais eram as pessoas envolvidas (professores, alunos, funcionários etc.)

D – E se o plano e/ ou a realização dele preencheram as características estudadas na unidade 5.

Vários planos foram desenvolvidos, dentre eles o piso dos corredores da escola, sala de vídeo, uma copiadora e apostilas para as crianças. Os planos se dirige a toda área da escola, tanto administrativa, pedagógica e financeira, todas as pessoas que fazem parte da escola são envolvidas, professores, alunos e funcionário. Os planos realizaram preencheram as características estudadas, pois toda ação da escola precisa de planejamento, acompanhamento, programação e avaliação.

1º - Pense na realidade da escola onde você atua

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com