TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto Livraria E Cafeteria

Ensaios: Pre Projeto Livraria E Cafeteria. Pesquise 811.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  1.305 Visualizações

Página 1 de 5

Na atualidade o mercado vive numa era de informação exigindo as organizações uma gestão estratégica, eficientes, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação. A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informação, e o Sistema de Informação está cada vez mais sofisticado propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios.

Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagens, sem a utilização dessas ferramentas. Estes fatos fazem com que os novos gestores com novas visões busquem o aperfeiçoamento continuo para suas empresas (Oliveira - 2002 P. 54).

Em um sistema, varias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum. Em um sistema de informação gerencial não é diferente, porem o objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações bem constituídas, suas principais vantagens são:

• Otimização do fluxo de informação permitindo mais agilidade e organização;

• Redução de custos operacionais, administrativo e ganho de produtividade;

• Mais integridade e veracidade de informação;

• Mais estabilidade;

• Mais segurança de acesso a informação;

• Mais eficiência, produtividade e segurança;

• Aperfeiçoamentos das comunicações;

• Carga de trabalho reduzida, custos reduzidos;

• Maior precisão, menos erros;

• Maior e melhor controle sobre as operações;

• Decisões melhores com base em informação de qualidade, mais oportunidade;

• Vantagens competitivas: melhor serviço, melhor qualidade;

• Valor agregado aos produtos (bens e serviços). (Gonçalves, 11/02/2012).

Pode-se afirmar que o sistema de informações gerenciais pode, sob algumas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas: redução dos custos de operações; melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos com menor esforço; aumento da produtividade; melhoria nos serviços realizados e oferecidos; melhoria no processo de tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas; estímulo para maior interação entre tomadores de decisão; fornecimento de melhores projeções e análises dos efeitos das decisões; melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações; melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema; redução do grau de centralização de decisões na empresa; e melhoria na adaptação da empresa para enfrentar acontecimentos não previstos. Quando a empresa tem uma estrutura organizacional sólida, um futuro traçado, e sabe utilizar os recursos oferecidos pela Tecnologia de Informação e sistemas de informação, o sistema de informação gerencial só tem a agregar benefícios à gestão empresarial na tomada de decisões.

Quando se fala em fornecer informações para a tomada de decisão, toda a empresa deve estar envolvida nesse processo. A complexa relação entre os diversos gerentes de uma organização deve ser facilitada pelos sistemas de apoio gerencial.

O’BRIEN (2002, p.29), afirma que “quando os sistemas de informação se concentram em fornecer informação e apoio à tomada de decisão eficaz pelos gerentes, eles são chamados sistemas de apoio gerencial”.

O principal objetivo de um DSS (decision support system – sistema de apoio às decisões) é fornecer suporte por computador a decisões complexas. As principais saídas de um MIS funcionais são os resumos estatísticos, relatórios de exceções, relatórios periódicos, relatórios ad hoc, análise comparativa e projeções.

Entre os vários tipos de sistemas de apoio gerencial, pode-se citar: Sistema de Suporte da Decisão (SSD), Sistema de Suporte Executivo (SSE) e Sistema de Informação Gerencial (SIG). GSS (group support system – sistemas para suporte de grupos) Este sistema surge par dar suporte a pessoas que trabalhavam em uma situação ou reunião especial de tomada de decisão, dentro de um único local. Com o desenvolvimento da computação em rede, os GSSs também puderam dar suporte aos tomadores de decisões que trabalhavam em locais diferentes.

Este sistema surge par dar suporte a pessoas que trabalhavam em uma situação ou reunião especial de tomada de decisão, dentro de um único

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com