TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Racial

Por:   •  6/1/2014  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

Preconceito Racial

23/08/2011 - Juliana Miranda - Grupo Escolar

O preconceito racial, ou popularmente o racismo, é um problema social enfrentado no mundo inteiro. Trata-se de uma idéia estabelecida sem fundamento de que uma raça ou etnia humana é pior que a outra. Esse conceito normalmente é difundido na sociedade dominante, entre as pessoas mais próximas e que formam nossos conjuntos de valores.

As etnias dos seres humanos variam de acordo com características físicas e culturais. Negros, japoneses, brancos e índios, por exemplo, possuem características físicas peculiares e culturais próprias devido à história.

O preconceito está em acreditar ou manifestar que determinada etnia pode ser prejudicial à outra. Não conseguir harmonizar, respeitar e principalmente conhecer para depois avaliar.

No Brasil, o problema é crônico, embora seja mascarado. Há uma falsa idéia de que o país está aberto a todos do mundo. Aqui todos são bem-vindos e bem tratados. Até mesmo o logo do Governo Federal pode ser interpretado dessa maneira: “Brasil, um país de todos”.

Isso é mentira. Por resultado do massacre que foi a escravidão e dos problemas sociais enfrentados até hoje, os negros e seus descendentes sofrem preconceito direto. Quem nunca manifestou insegurança simplesmente por cruzar com um negro por uma rua vazia à noite? É o preconceito estabelecido de que todo negro é perigoso.

O problema vai além dos negros. Muita gente não vai muito com a cara dos bolivianos que ficam tocando suas músicas nas praças do país e vendendo seus CDs. Os coreanos, principalmente aqueles da rua 25 de março, que vedem produtos piratas, também não são muito queridos ( embora eles sejam mal educados). Os nigerianos, que são considerados traficantes. E assim existe um conceito para os chineses, japoneses, etc...

Acabar com o preconceito é ter o trabalho de conhecer a pessoa, a raça, sua cultura, para depois avaliar ou manifestar um julgamento. Porém, o ideal, seria aceitar a cultura do outro e suas características, mesmo que sejam diferentes. O conceito é integrar, e não desunir.

.

Depoimentos de pessoas discriminadas

O preconceito racial afeta milhares de habitantes de todo o mundo. Isso acontece, pois há pessoas discriminam outras, por acreditarem que são melhores que os outras, em várias questões como: na cor, na sabedoria, na renda mensal, na escolha da religião, nos bens que possui, entre outras. Veja alguns depoimentos de pessoas discriminadas:

TEXTO 1

No ano passado eu passeava num shopping de Curitiba com a minha mãe, quando gostei de uma blusa.

Entrei na loja.Vi o preço. Era caríssima. Mesmo assim quis experimentar.

Mas ninguém me atendia. As vendedoras me olhavam de cima para baixo.

Olhavam e faziam que não me via.Fiquei nervosa e fui embora. Disse a minha mãe o que tinha acontecido. Decidi então voltar. Entrei e contei ate dez. Todos continuavam a me ignorar. Ai explodi. "Será que tenho de abrir minha bolsa e mostrar o cartão de credito?" Virei as costas e sai. A gerente então correu atrás de mim. Tentou me explicar que não podia adivinhar que eu tinha dinheiro para comprar a blusa. Não quis ouvi-la, não. Poxa, só porque sou negra não posso ter dinheiro?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com