TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preferência Dos Estudantes De Administração, Direito E Ciências Contábeis Em Relação A Bares E Danceterias Na Cidade De Santa Maria - RS.

Dissertações: Preferência Dos Estudantes De Administração, Direito E Ciências Contábeis Em Relação A Bares E Danceterias Na Cidade De Santa Maria - RS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 13

Preferência dos estudantes de Administração, Direito e Ciências Contábeis em relação a Bares e Danceterias na Cidade de Santa Maria – RS.

RESUMO

O objetivo central deste trabalho é identificar as preferências de bares, danceterias e casas noturnas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Administrativas e Direito do Centro de Ciências Sociais e Humanas/CCSH da Universidade Federal de Santa Maria. Tem-se como objetivos secundários traçar o perfil desses alunos e identificar os motivos que levam os mesmos a buscarem tais ambientes. Para atingir esse objetivo realizou-se um estudo descritivo quantitativo e para análise dos dados usou-se software PASW 17. Conclui-se com análise dos dados, que a amostra pesquisada é formada, principalmente, por jovens entre 18 a 25 anos , como se observa no decorrer do trabalho, esses apresentam singularidades em suas preferências em relação a bares, danceterias ou casas noturnas.

INTRODUÇÃO

Conseguir atingir a preferência do consumidor de forma eficaz requer grandes esforços, devido às alterações que o mercado e o estilo de vida das pessoas têm sofrido. Para os consumidores, existem inúmeras escolhas, onde são ofertados diversos produtos e serviços, a todo o momento e em toda parte.

Entender a qualidade percebida pelo consumidor é fundamental, além disso, o fato de conhecer o consumidor e seus hábitos contribui para o adequado planejamento de ações nos diversos segmentos da cadeia produtiva (TREVISAN et. al, 2009). Segundo Spers (2000), o consumidor desempenha papel fundamental na seleção dos atributos que irão determinar a sua preferência em relação a um produto ou serviço.

Dentro desse contexto, surge a necessidade do conhecimento da preferência dos consumidores em relação a bares, casas noturnas e danceterias, que são algumas das opções de lazer noturno disponíveis no contexto urbano moderno. Segundo Fagherazzi (2009, p.10), nesse nicho de mercado, que tem por objetivo final a diversão e o lazer, é de grande valia compreender de que maneira os clientes pensam.

O lazer ocupa, hoje, grande parte do interesse e do tempo livre dos jovens. Os espaços de lazer proporcionam aos jovens o ver e o ser visto, encontros, diversão e a possibilidade de viver intimidades e liberdades diferentemente da vivência no espaço da casa, da escola ou do trabalho.

Dessa forma, esse trabalho se propõe a identificar as preferências de bares, danceterias e casas noturnas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Administrativas e Direito do Centro de Ciências Sociais e Humanas/CCSH da Universidade Federal de Santa Maria. Além de ter como objetivos secundários traçar o perfil da amostra pesquisada e identificar os motivos que levam esses a preferirem tal ambiente. Como célula da pesquisa escolheu-se a cidade de Santa Maria, que apresenta algumas singularidades ao ser considerada “Cidade Universitária”. Como problema do estudo tem-se quais bares e danceterias costumam ser frequentados pelos alunos da Administração, Contábeis e Direito da UFSM? E também, quais os motivos os levam a frequentar esses estabelecimentos?

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Bares e Danceterias como forma de Lazer e Diversão

Acredita-se que a origem do bar tenha vindo da França por volta do século XVIII, as pessoas frequentavam diversas tabernas que possuíam uma barra (bar, em inglês) ao longo de todo o comprimento do balcão com a serventia de separar pessoas altamente alcoolizadas dos atendentes e servir de apoio, aumentando a funcionalidade do estabelecimento. Porém, o tipo de estabelecimento foi mais efetivamente desenvolvido nos Estados Unidos (PACHECO, 1996).

Segundo Barral 2006, por volta de 1800, tempo da ideologia do trabalho, atividades de lazer, festas, eram vistas pela antiguidade como vagabundagem, urgia, atividades que iam contra os bons princípios da sociedade da época. Num segundo momento, o da fadiga decorrente da excessiva carga de trabalho atribuída a Revolução Industrial, o lazer é visto como uma forma de terapia, servindo para repor as energias perdidas durante o trabalho. Porém, é num terceiro momento, no qual ele é considerado uma atividade importante por si mesma que ocorre o advento da indústria do lazer.

Com o passar dos anos o lazer passou a ser uma opção para compensar o stress ocasionado com estudos, jornadas de trabalho e também por problemas pessoais. Em uma pesquisa realizada por Martoni e Schwartz 2006, em Brasília, “o conceito de lazer parece estar ligado ao período de não trabalho, isto se observa pelo fato dos alunos terem associado o conceito de lazer às noções de "prazer" seguido de "descanso".

3.2 Marketing e atributos relacionados à preferência do Consumidor

Satisfazer as necessidades dos clientes em uma sociedade globalizada não é tarefa fácil, afinal há uma grande diversidade de valores, culturas, informações e recursos, sendo necessário analisar cuidadosamente a melhor maneira de introdução no comércio, e adequar produtos globais a mercados locais, usando todos os recursos e talentos para criar formas atrativas de atender às demandas e aos desejos dos clientes (COBRA, 2000).

Só é possível atrair o cliente quando se sabe usar e controlar as técnicas de marketing. Kotler (1993, p.211) define marketing como "um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valor com outras pessoas". Desta forma, para que um produto tenha êxito no mercado o primeiramente deve-se definir para quem vender, posteriormente identificar expectativas e qual a melhor alternativa para atender e satisfazer as necessidades dos consumidores de forma eficiente e rentável.

3.3 Comportamento do Consumidor

Segundo Solomon, 2008, o comportamento do consumidor pode ser considerado um estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam, ou descartam alguns produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos. Dessa forma, no campo científico, tem-se realizado vários estudos para compreender o comportamento do Consumidor como de Daniel L. Mc Fadden, Ganhador do Prêmio Nobel de Economia.

Entender o comportamento do consumidor é indispensável para sobrevivência do empreendimento. Como conceito básico de marketing tem-se a premissa que as empresas existem para satisfazer as necessidades dos consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com