TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etica Do Estudante De Direito

Dissertações: A Etica Do Estudante De Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 3

A ética do estudante de Direito

O texto de José Nalini aborda um tema que muitas vezes divide opinião, a ética. A ética não é um dom das pessoas mais velhas, pode e deve ser um dom de todos, uma pessoa se torna ética ao longo de toda sua história de vida,

O texto expõem alguns aspectos onde o autor se considera necessário a ética, no caso, a relação com os professores, com os alunos, com a sociedade, ética dos professores, da Universidade, enfim, mais o que isso tem haver com Ciência Política ?

Pois bem, a ciência política tem por objetivo: “compreender o processo de evolução das idéias e conceitos políticos ao longo da historia, principalmente aquelas que fundamentam a modernidade”. É difícil se falar em ética numa sociedade totalmente egoísta, os exemplos que temos são de atitudes que deixam de ser éticas e passam a ser desrespeitosas. O filho que é levado a escola pelo pai, vê o mesmo usando palavras de baixo calão no transito, vê a mãe quase se matando para conseguir um vaga no estacionamento do mercado por exemplo, vê em muitos casos onde o seu professor que para o estudante é um exemplo, batendo nos alunos, vê também os alunos batendo desrespeitando os professores, o pai.

E o exemplo que temos na política, são os nossos governantes roubando, mentindo, agindo muitas vezes de má fé. A função da política em síntese é o bem comum, é fazer com que toda a sociedade esteja satisfeita.

Porem com podemos cobrar ética de todas essas pessoas, se nem nos formos éticos, se furarmos fila, se nossas atitudes muitas vezes não visam o bem comum.

Com tudo concluímos que ao longo de toda a nossa historia nos evoluímos sim, na tecnologia, no comercio, em muitas áreas, mais a vida social está estática, parece que voltamos aos tempos das cavernas, não sabemos conversar, problematizar, e estamos longe de alcançar a evolução social, a evolução ética.

Texto Crítico

A ética do estudante de Direito

José Renato Nalini

O texto de Nalini aborda um tema muito interessante que é a ética, ou melhor dizendo a ética do estudante de Direito, e ao longo do texto desenvolve sobre vários aspectos onde descreve a necessidade da ética.

As pessoas acham que a ética é coisa de pessoas mais velhas, porém ética é algo que se aprende ao longo da vida, o fato é que o estudante de Direito escolheu uma carreira em que a ética é fundamental, desde o começo, na Universidade o estudante tende a se portar como um jurista, vestimentas, trato com os colegas, com os professores, com a sociedade e etc, porém não cabe somente ao estudante de Direito agir dessa forma, todo e qualquer estudante de qualquer que seja o curso deve se portar de forma ética, não é somente o estudante de Direito que tem o dever de ser ético, o estudante de Geografia, de Educação Física também tem que ser respeitoso, ético no trato para com os colegas.

O autor fala que o estudante de Direito tem que devolver o a sociedade em que ele está inserido todo o investimento que ela fez, mais o papel de cuidar da sociedade em que está inserido não é somente do estudante de Direito, isso é um dever de todos, não somente dos estudantes e muito menos somente dos estudantes de Direito.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com