TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética Do Estudante De Direito

Trabalho Universitário: A ética Do Estudante De Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 4

A ética do estudante de Direito

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever sobre a ética dos estudantes de Direito, como a ética se reflete no convívio em sociedade, como são os relacionamentos, seus objetivos, sua natureza individual e coletiva, como é o comportamento humano em vários ambientes, incluindo suas crenças, valores e conflitos, mediante as situações de seu convívio pessoal.

Palavras chave: Direito, discente, ética, moral, valor.

Introdução

Preocupar-se com a conduta ética não é assunto somente de quem é profissional, o aprendizado é uma gradual evolução sem previsão de termo final, assimilar conceitos éticos e empenhar-se em vivenciá-los deve ser tarefa com a duração da vida.

O interesse pelo tema serve para examinar a ética frente aos requisitos essenciais para a aprendizagem e prática do Direito, de forma a refletir e sobre as distinções entre a ética e a moral, identificando como esta influencia na tomada de decisões e nas suas consequências para a sociedade.

O estudante de Direito se deparará com situações em que terá que julgar entre o certo e o errado, o legal e o ilegal. Após formado, sua responsabilidade se intensifica, portanto, deve ser crítico, buscar a enxergar os fatos de forma imparcial, fazendo-se cumprir a lei e a justiça.

Ética e moral

A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral, quem as desobedece, imoral. A ética por sua vez, “[...] não se torna uma imposição ou obrigação aleatória e até extrínseca ao ser humano; seus fundamentos objetivos tem que ser assimilados ou conscientizados pelo indivíduo humano”. (CAMARGO, 1999)

O estudo da ética

A disciplina Ética é considerada uma área do saber que se dedica a estimular e orientar o acadêmico para o desenvolvimento da consciência moral, o que inclui ter uma visão da atuação profissional, de forma reflexiva da função que o Direito exerce na sociedade. É de extrema relevância o estudo da ética para o exercício de qualquer profissão, mais importante ainda o é para o estudante de Direito, visto que no cotidiano se deparará com situações que exigirão um mínimo de formação moral capaz de nortear o sentido de justiça.

Ética do estudante de Direito

De acordo com Nascimento (2014), a ética é de uso popular, e diz respeito aos princípios de conduta de um indivíduo ou grupo de indivíduos. Essa expressão “ética pessoal” é normalmente aplicada em referência aos princípios de conduta das pessoas. Já a expressão “ética profissional” serve como indicativo de conjunto de normas de condutas dos integrantes de determinada profissão. Os filósofos referem-se à ética pra denotar o estudo teórico dos padrões de julgamentos morais. A moral é como o conjunto de normas que serve para o comportamento dos homens. A ética representa uma posição de ideologias que remete aos interesses sociais envolvidos e que conduz à forma ideal do comportamento humano, expressando os princípios e pensamentos.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com